HC-UFMG realiza 17ª edição da campanha Natal Solidário

Iniciativa tem o intuito de presentear crianças e idosos no Natal

Conhecida por distribuir não só presentes, mas muito amor e carinho para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social de instituições de apoio da capital mineira, a campanha Natal Solidário do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), chega à sua 17ª edição.

Neste ano, serão beneficiados com a campanha crianças e idosos de quatro instituições: Creche Vovó Guiomar (64 crianças), Creche Imaculada (200 crianças), Instituto Afonso Pena – Santa Casa (26 idosos) e Instituto Paulo Fagundes (56 idosos).

Tanto as crianças como os idosos escreveram cartas com seus pedidos, que vão desde bonecas a goiabada com queijo, passando por carrinhos de controle remoto, dinossauros de brinquedo, a chinelos, material escolar, kit de maquiagem, jogos educativos, bonés, pijamas, rádio de pilha, entre outros. No total, foram recebidas 82 cartas dos idosos e 264 das crianças atendidas nas creches. Todas elas foram adotadas e os presentes já estão chegando à Unidade de Comunicação do HC-UFMG, responsável pela coordenação da campanha.

De acordo com a gerente administrativa do Hospital das Clínicas da UFMG e superintendente em exercício, Elizete Maria da Silva Neme, essa é uma iniciativa que existe desde o ano de 2006. Assim, é um momento muito esperado por todos do Hospital e pelas instituições beneficiadas. “A campanha estimula a integração dos funcionários e o espírito solidário e propicia um ambiente festivo na Instituição. O dia da entrega dos presentes para as crianças e idosos é uma festa, além de ser muito emocionante. Desde o início da Campanha eu participo com doações e já acompanhei a entrega dos presentes por duas vezes. É muito bom ver a expectativa para receber o presente e poder constatar se o Papai Noel atendeu ao seu pedido e depois ver a alegria estampada no rosto de todos, de quem recebe e de quem participa", enfatiza.

Todas as crianças e idosos são sempre presenteados, pois os trabalhadores, residentes, alunos e acompanhantes de pacientes do HC-UFMG fazem questão de participar e envolvem não somente os colegas de setor, mas também seus familiares. Ainda assim, a Unidade de Comunicação mantém uma rede de colaboradores entre os próprios profissionais que ficam de prontidão para adotar cartinhas que porventura não sejam adotadas, afirma a chefe da Unidade, Valdirene Martins.

O dia da entrega

As professoras e diretoras das creches preparam uma verdadeira festa no dia das entregas, com lanche especial para as crianças que fazem apresentações musicais para a equipe do Hospital e para o Papai Noel, Luiz Tondato, que há cinco anos é parceiro do HC. Ele, além de presentear as crianças individualmente, confere ao ambiente o clima de Natal. Além das entregas dos presentes nas Instituições, o Papai Noel participa também da festa interna da Pediatria do hospital, todos os anos.

A entrega dos presentes dos idosos será feita no dia 18 de dezembro: pela manhã, no Instituto Afonso Pena e à tarde no Instituto Paulo Fagundes. Já as crianças receberão os presentes do Papai Noel no dia 20 de dezembro.

Tradição

Há 17 anos a campanha “Natal Solidário” do HC-UFMG leva solidariedade ao próximo, mostrando que fazer o bem de forma incondicional e sem esperar nada em troca é contagiante. A Campanha foi inspirada e começou com uma parceria com a Campanha “Papai Noel dos Correios”. Ao longo desses 17 anos, mais de 5 mil cartas já foram adotadas pelos trabalhadores e entregues, além de donativos, muito carinho e amor.

Sobre a Ebserh

O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Assessoria de Imprensa UFMG

Unidade de Comunicação do Hospital das Clínicas UFMG