HC-UFMG realiza o 2º Congresso de Medicina de Família e Comunidade
O Hospital das Clínicas da UFMG (HC), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai realizar entre os dias 6 e 8 de dezembro o 2º Congresso de Medicina de Família e Comunidade. Com o tema A Arte e a Ciência do Cuidado, o evento tem como público alvo estudantes de graduação em Medicina, residentes, profissionais médicos, além de estudantes e profissionais da área da saúde, da atenção primária e da Saúde da Família.
Interessados no evento devem fazer sua inscrição através deste link, onde constam também demais informações sobre o congresso. Para efetivar a inscrição é necessário se cadastrar na plataforma da UFMG: ao final do site, o participante clica em “continuar” para acessar a página de cadastro. É possível também obter informações sobre o evento através das redes sociais.
O evento conta com a parceria da Faculdade de Medicina da UFMG e com a organização do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. O objetivo do congresso é fortalecer o campo da área, promovendo a troca de conhecimento, a integração e a abordagem de temas que busquem aprimorar a formação profissional desses especialistas.
Na programação estão previstas mesas redondas com temáticas diversas sobre essa especialidade, tais como: Noções de epidemiologia aplicadas à coordenação de equipes locais; Planejamento estratégico situacional; Prevenção Quaternária e Quinquenária; Ciclos de vida: o que esperar nas diferentes fases e conformações familiares. No congresso haverá também discussão de casos clínicos e espaço para tratar da formação, mercado de trabalho e planejamento de carreira dos profissionais de Medicina de Família e Comunidade.
Rede Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.