História da educação na obra de Nicanor Palhares Sá é tema do próximo 'Bibliografia Viva' promovido pela UFMG e UFOP

Bibliografia Viva deste mês homenageia o pesquisador Nicanor Palhares Sá. O programa vai ao ar nesta quinta-feira, dia 28 de outubro, às 19h, no canal da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG no YouTube

O bate-papo descontraído sobre o educador será conduzido pelos professores Luciano Mendes (UFMG) e Marcus V. Fonseca (UFOP), que terão como convidados: Elizabeth Figueiredo de Sá (UFTM), José Claudinei Lombardi (UNICAMP), Maria Cristina Gomes Machado (UEM) e Paulo Speller (UFTM). O homenageado não estará presente na roda de conversa virtual, mas poderá acompanhar as reflexões dos seis pesquisadores sobre a sua trajetória acadêmico-profissional com outros participantes.

Sobre o pesquisador

Nicanor Palhares Sá é considerado um importante teórico para o campo da educação no Brasil. Na academia, sua trajetória começa com a graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que foi concluída em 1971. Antes de ingressar no mestrado, ainda na década de 70, o pedagogo dedicou-se à assessoria ao Campus Avançado da Universidade de Brasília (UnB), na região da Barra dos Garças, no estado do Mato Grosso, onde atuou como delegado regional de Educação.

O título de mestre em Educação foi conquistado em 1977 pela Universidade Católica de Brasília (UCB). E ao longo desse processo de formação, atuou como assessor do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho.

Em Cuiabá, em 1984, tornou-se professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em 1985, completou o doutorado em Educação pela PUC-SP. Na UFMT, assumiu a tarefa de construir o programa de pós-graduação em Educação.

Entre 1989 e 1992, Nicanor Palhares esteve à frente da vice-presidência regional do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), onde contribuiu na nacionalização da entidade. Ainda no ano de 1992, contribuiu na criação da Revista de Educação Pública, assim como dedicou-se à criação e à coordenação do Grupo de Pesquisa em História da Educação e Memória (GEM). E, até hoje, o pesquisador é revisor e membro do conselho editorial de diversos periódicos.

Dentre os livros que são referência no campo educacional, constam na lista A Educação contra a ordem, e Instantes & Memória na História da Educação, assinado com Elizabeth Madureira Siqueira. Embora tenha se aposentado em 2014, o pesquisador continua atuante no campo da Educação por meio de publicações ou participações em eventos acadêmicos. Em sua trajetória acadêmico-profissional, Nicanor Palhares reúne algumas homenagens e reconhecimentos como o título de Cidadão Cuiabano (2002), a Comenda Memória e a Comenda Cidadão Mato-grossense.

Bibliografia Viva

Bibliografia Viva é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa GERAES (UFOP), do Pensar a Educação Pensar o Brasil (PEPB) - 1822/2022 e das equipes do Audiovisual e do Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG. PEPB é um programa institucional da Faculdade de Educação da UFMG que, dentre seus colaboradores, conta com a parceria da UFOP. O programa já homenageou Maria Alice Nogueira (27/05), Petronilha Beatriz Gonçalvez e Silva (24/06), Janete M. Lins de Azevedo (29/07), Eliane Marta Santos Teixeira Lopes (26/08) e Osmar Fávero (30/09).

Serviço:

Bibliografia Viva - História da Educação na Obra de Nicanor Palhares Sá