História do bloco Então, Brilha! é destaque de podcast do Centro Cultural UFMG

No décimo episódio do Podcast Recitais, o Centro Cultural UFMG promoveu um bate-papo com Geison Almeida (Jasão) e Rubens Aredes, integrantes do Então, Brilha!, um dos primeiros blocos que ocupou as ruas de Belo Horizonte e contribuiu para o renascimento do carnaval na capital mineira. O cortejo arrasta uma multidão pelo baixo centro da cidade e levanta a bandeira da diversidade, da igualdade e da liberdade, reforçando o apoio à causa LGBTQIA+, à população negra, o movimento feminista e à classe trabalhadora.

Gente é pra brilhar

Crias da UFMG, Jasão e Rubens contam como surgiu a ideia do Então, Brilha!, criado em 2010, inspirado em um verso do poeta russo Vladimir Maiakóvski (1893-1930): “Brilhar para sempre,/ brilhar como um farol,/ brilhar com brilho eterno./ Gente é pra brilhar/ que tudo o mais vá para o inferno./ Este é o meu slogan/ e o do sol.” (“A extraordinária aventura vivida por Vladimir Maiakóvski no verão na Datcha”).

O lema do bloco – Gente é pra brilhar – foi extraído da referida poesia, que desde então é proclamada para dar início ao cortejo. A tradição é sair com o nascer do sol, aos sábados de carnaval, em frente ao Hotel Brilhante, na Rua dos Guaicurus, partindo ao encontro da Praia da Estação, movimento que iniciou na mesma época e traz, também, um clima carnavalesco. A escolha do local de concentração foi intencional, já que o nome do bloco faz um trocadilho com o nome do hotel, mas com o aumento exponencial de foliões o cortejo teve que migrar seu percurso para os arredores da zona boêmia da cidade. Nos últimos desfiles, antes da pandemia, o bloco concentrou na Avenida do Contorno, altura com Rua Curitiba, e fez um trajeto em direção à Avenida dos Andradas, que dá acesso ao destino final, a Praça da Estação.

Confira o podcast para saber mais sobre o processo de crescimento do bloco, seus projetos, a influência da pandemia e o formato de carnaval privatizado que tem crescido diante do cenário atual. Ouça: https://spoti.fi/3pc0NR4.

Conheça o trabalho do Então, Brilha! em: FacebookInstagramYouTube e Spotify.

Projeto Podcast Recitais

Podcast Recitais é um projeto que pretende disponibilizar mensalmente no Spotify conteúdos em áudio relacionados à música. A proposta surgiu para ampliar a programação on-line do espaço, oferecer ao público da internet uma discussão sobre o universo musical, além de dar visibilidade aos artistas, que estão tendo que encontrar formas de se reinventar neste momento de distanciamento social. Os convidados terão espaço para apresentarem seus trabalhos autorais, sejam os que estão começando sua trajetória nos palcos e até mesmo os já consagrados.

O projeto é atualizado uma vez por mês no Spotify: https://spoti.fi/37VZnRa 

Siga o Centro Cultural UFMG nas Redes Sociais e fique por dentro da programação!

YouTube: https://www.youtube.com/c/Cent...

Facebook: https://www.facebook.com/centr...

Instagram: https://www.instagram.com/cent...

Twitter: https://twitter.com/ccultufmg 

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria do Centro Cultural UFMG

(31) 3409-8290 / 3409-8291

http://www.ufmg.br/centrocultural