​Hospital das Clínicas da UFMG integra projeto do Ministério da Saúde

Instituição faz parte do projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil

As terapias intensivas adulto do Hospital das Clínicas (HC-UFMG) da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reduziram em 44% os óbitos associados a infecções relacionadas à assistência à saúde e em 22% os pacientes com algum tipo de infecção. Além disso, houve redução de 30% no número de infecções da corrente sanguínea associadas a cateter venoso central. Os números são resultados do projeto colaborativo Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, realizado pelo Ministério da Saúde.

Além do HC-UFMG, o projeto atua em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI), seis hospitais filantrópicos - Sírio-Libanês (SP), Israelita Albert Einstein (SP), Alemão Oswaldo Cruz (SP), Hospital do Coração (SP), Moinhos de Vento (RS) - e mais 120 hospitais do Sistema Único de Saúde.

Todos os hospitais participantes deverão seguir os protocolos e pacotes de mudanças propostos no projeto, além de adotar uma metodologia para mensurar os resultados obtidos. As intervenções propostas visam reduzir pela metade a densidade de incidência das infecções de corrente sanguínea associadas ao uso de cateter venoso central; de pneumonias associadas à ventilação mecânica e de infecções do trato urinário relacionadas ao uso de cateter vesical de demora.

Dentre as mudanças em teste e implementadas no Hospital das Clínicas da UFMG, destaca-se a revisão de protocolos relacionados ao controle de infecções, corrida multiprofissional estruturada (check-list), implantação dos check-list de inserção e manutenção de cateter venoso central, cateter vesical de demora e pneumonia associada a ventilação mecânica, implantação da visita estendida, divulgação dos indicadores de segurança do paciente e adequação e melhoria dos equipamentos.

A participação dos profissionais é um elemento chave para o alcance e sustentação das melhorias e, para tanto, a equipe do projeto é composta por profissionais de diferentes áreas, como: Terapias Intensivas Adulto (UCO, CTI-A e UTI- PS), Multiprofissional, Divisão de Enfermagem, Comissão de Controle e Infecção Hospitalar, Diretoria e Unidade de Gestão da Qualidade e do Risco, dentro outros. Tais profissionais recebem treinamentos contínuos presenciais e virtuais, onde são compartilhados dúvidas e aprendizados.

Metas
A iniciativa do Ministério da Saúde tem como objetivo qualificar a segurança dos pacientes, reduzindo em 50% infecções relacionadas à assistência à saúde. Pretende-se evitar cerca de 8.500 eventos adversos seguidos de morte por ano nas UTI's brasileiras participantes e reduzir R$ 1,2 bilhão de gastos relacionados ao aumento do tempo de permanência do paciente nos leitos e a utilização de insumos. Estima-se que, no Brasil, a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações hospitalares. A maior parte é provocada por micro-organismos presentes no próprio paciente ou no meio ambiente e que se aproveitam quando o sistema de defesa está mais frágil. As infecções relacionadas à assistência à saúde são prevalentes, graves e evitáveis.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFMG faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas pautadas no ensino, no desenvolvimento de pesquisa e ações de extensão e na assistência à saúde, atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas UFMG