Hospital das Clínicas da UFMG lança campanha que reforça a importância de cada trabalhador durante a pandemia

Artistas como Samuel Rosa, Debora Falabella e Djonga apoiam a iniciativa, que projetou depoimentos no sábado

“Eu escolhi cuidar das pessoas que precisam de atendimento de emergência, geralmente quando elas estão em situação de maior vulnerabilidade. E hoje, com essa pandemia que estamos vivendo, eu sei que o meu trabalho é muito importante para salvar vidas. Mesmo se tivesse a oportunidade de sair, eu escolheria ficar, porque mais do que fazer o bem para a população, fazemos o bem para nós mesmos e isso é muito gratificante”.

Esse é o sentimento da enfermeira do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh (HC) Luiza Rosa Werneck, que desde o início da pandemia atua na linha de frente do combate à Covid-19. Assim como ela, Marcelo Augusto de Castro, também enfermeiro da emergência do HC, sabe que o momento é crítico e exige união e comprometimento. “Me sinto encorajado a desempenhar o meu melhor na luta contra essa pandemia”, afirma.

São mais de 5 mil trabalhadores de diversos vínculos e áreas - assistenciais, administrativas, de limpeza e manutenção – dedicando-se, por meio do seu ofício, à luta contra o coronavírus no maior hospital universitário de Minas Gerais, que atende integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é referência em atendimentos de média e alta complexidade.

Para homenagear esses profissionais, o hospital lançou, na última semana, em parceria com a CRIA, agência de comunicação júnior da UFMG, a campanha Seu compromisso é a esperança de uma nação. O objetivo é reconhecer e valorizar todas as pessoas que estão trabalhando, diariamente, para garantir que a instituição esteja preparada para receber pacientes de forma segura e oferecer atendimento de qualidade.

Os protagonistas são os próprios funcionários, que ilustram as peças que serão veiculadas nos canais de comunicação e nos murais da instituição. Entre os materiais de divulgação, há depoimentos sobre a rotina e a importância do trabalho deles para vencer a pandemia. Além disso, o HC-UFMG convidou artistas para gravar vídeos com mensagens para os trabalhadores.

Apoio de peso

Com a hashtag #juntoscomhcufmg, os vídeos trazem, por meio de figuras conhecidas da população, palavras de incentivo e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos profissionais do hospital. Quem abre a campanha é o cantor Samuel Rosa, vocalista da banda mineira Skank. Para ele, os profissionais do HC são exemplo de solidariedade para o mundo inteiro. Os vídeos foram editados pela Lov3 Filmes e estão sendo veiculados no perfil oficial do hospital no Instagram. No sábado, 25 de abril, os depoimentos de Samuel Rosa, da atriz Debora Falabella, da escritora Leila Ferreira, da palestrante Cris Guerra e do rapper Djonga, foram projetadas no prédio principal do Hospital das Clínicas.Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas UFMG