Hospital das Clínicas da UFMG reúne pacientes em caminhada simbólica pela doação de órgãos neste sábado

7ª edição da Caminhantes acontecerá no dia 21 de setembro, às 9h, na Praça da Assembleia; hospital lidera transplantes de coração em Minas Gerais

Para incentivar a doação de ógãos, foi criado o Setembro Verde, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a causa. O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh celebra o mês verde com a VII Caminhantes – Caminhada pelos Transplantes, que acontecerá neste sábado, 21 de setembro, a partir das 9h, na Praça da Assembleia. A ideia é reunir pacientes transplantados e em fila de espera para mobilizar a população e mostrar a importância do ato solidário que, muitas vezes, é a única forma para salvar vidas.

Doar órgãos é um ato de solidariedade que oferece ao próximo a chance de recomeçar. Muitas pessoas dependem do transplante para continuarem vivas ou para terem uma melhor qualidade de vida quando todos os métodos terapêuticos falham. Mas, em Minas Gerais, o número de doadores ainda é pequeno. Cerca de 4.077 pessoas, de acordo com o MG Transplantes, aguardam na fila por um órgão. Para alavancar esse número, é preciso conscientizar a população.

De acordo com o MG Transplantes, de janeiro a agosto de 2019, foram realizados 1.497 transplantes em Minas Gerais. Atualmente, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, hospital 100% SUS, realiza transplantes de fígado, coração, medula óssea, rim e córnea, sendo o maior centro transplantador de coração do Estado.

O evento

A VII Caminhantes contará com uma série de atividades. Além da tradicional caminhada solidária, que desde 2010 reúne pacientes transplantados e em fila de espera, familiares, funcionários e equipes médica e multidisciplinar do hospital, haverá a prestação de vários serviços gratuitos à comunidade, como aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre nutrição e esclarecimentos sobre doação de órgãos.

Programação

7ª Caminhantes – Caminhada simbólica pelos transplantes: seja doador, avise sua família"

9h às 12h: Oficina de bolhas de sabão gigantes com o grupo Efeito Bolha

9h10 às 9h30: Atração musical Orquestra de Câmara do TJMG

9h30 às 11h30: Circuito Saúde HC-UFMG: Aferição de pressão arterial e glicemia e orientação nutricional

9h30 às 11h30: Entrega de mudas ornamentais e aromáticas doadas pelo Horto Florestal e Departamento de Áreas Verdes da UFMG

9h30 às 10h: Roda de conversa Do paciente ao doador: relatos sobre a importância de salvar vidas

10h às 11h30: Intervenções e oficinas com Sesc Venda Nova

11h30 às 11h50: Alongamento e atividades de relaxamento – Laboratório do Movimento da UFMG

11h50 às 12h10: Caminhada simbólica com o grupo de percussão Árvore da Vida

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas UFMG

(31) 3307-9354 / 3307-9355

www.ebserh.gov.br/web/hc-ufmg