Hospital Risoleta Neves-UFMG lança chamada para soluções no Bloco Cirúrgico

Evento Hackabloco, que acontece nos dias 16 e 17 de março, promove inovação na área da saúde; participação é gratuita

Com o objetivo de promover melhorias no Bloco Cirúrgico, o hospital administrado pela UFMG, Risoleta Tolentino Neves (HRTN), anuncia o Hackabloco Risoleta. O evento, organizado em parceria com o Lemonade, programa de aceleração de starups em estágio inicial da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fundep), acontece nos dias 16 e 17 de março, na sede da Fundep, campus Pampulha da UFMG.

A participação no evento é gratuita. As pré-inscrições estão abertas até 10 de março no Sympla.

Mais informações e edital nos sites do HRTN (www.hrtn.fundep.ufmg.br) e Fundep (www.fundep.ufmg.br).

Inspirado no hackathon – termo conhecido para maratonas de geração de ideias e soluções eficazes –, o projeto é uma dinâmica de inovação aberta, em que grupos participam de uma imersão com o desafio de desenvolver propostas para a logística da rotina do Bloco Cirúrgico do HRTN. “A expectativa é encontrarmos soluções para reduzir os cancelamentos cirúrgicos, minimizar as suas consequências sobre a produção global e ampliar a satisfação dos usuários”, explica a professora Alzira Jorge, diretora do HRTN.

Neste primeiro momento, os interessados devem realizar uma pré-inscrição, que pode ser feita por equipe (de três a cinco membros, com variadas expertises) ou de forma individual para integrar um grupo durante o evento. No cadastro, os participantes individuais devem optar por “Tenho uma ideia” ou por um dos campos de habilidade: Gestão; Programação/designer; Saúde; e Comunicação/Humanas.

Participação e metodologia
O Hackabloco Risoleta é voltado a pessoas de todas as áreas do conhecimento interessadas em inovar na área da saúde. No desafio, os participantes formarão grupos com diferentes perfis profissionais para um final de semana de imersão. 

"A metodologia estará centrada em dois tópicos principais: mercado e produto. Vamos contextualizar o mercado, onde a solução se encaixa dentro do fluxo de uma cadeia de valor e posteriormente o modelo de entrega da solução para o mercado", diz Rayza Resende, coordenadora de projetos do Lemonade. A dinâmica conta com mentores, palestrantes, facilitadores e profissionais referências nos temas.

Além de agregar na formação, experiência e networking, a equipe classificada em primeiro lugar será premiada com cinco mil reais.

Sobre o Hospital Risoleta Tolentino Neves
O HRTN é administrado pela UFMG, por meio da Fundep, e possui 340 leitos distribuídos entre Pronto Socorro, CTI, enfermarias clínicas, cirúrgicas e maternidade. O hospital integra a Grade de Urgência e Emergência de BH e eixo norte da Região Metropolitana. O atendimento é 100% SUS. 

O Bloco Cirúrgico é a unidade central da Linha do Cuidado Cirúrgico, que atende pacientes com patologias cirúrgicas traumáticas e não traumáticas nas especialidades de Ortopedia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia Plástica, Neurocirurgia, Ginecologia e Anestesiologia. Funciona em regime de plantão, 24 horas por dia, para casos de urgência e emergência.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Hospital Universitário Risoleta Tolentino Neves

(31) 3459-3282 / 99208-8396

www.hrtn.fundep.ufmg.br

Serviço

Hackabloco Risoleta - Maratona para geração de soluções para aprimorar o Bloco Cirúrgico do HRTN

16 e 17 de março

Fundep – UFMG, campus Pampulha (entrada pela av. Antônio Abrahão Caran)