HUB do BH-TEC oferece seu primeiro serviço inovador

Parque Tecnológico apresenta ‘Roadmap de Inovação’ para ecossistema mineiro; método auxilia no planejamento de mercado, produto, tecnologia e rec

Onde estamos agora? Como chegaremos lá? Onde queremos chegar? Esses questionamentos são direcionadores estratégicos para instituições que buscam aprimorar seus produtos e serviços, e as respostas passam pelas perspectivas comercial; desenvolvimento e produção; e tecnologia e pesquisa. 

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), ), instituição que tem a UFMG como fundadora e parceira estratégica, por meio do seu Hub de Inovação Multifuncional, oferece gratuitamente para as empresas privadas e públicas do ecossistema mineiro que atuam na área da Sustentabilidade um método de ponta visando auxilia-las no planejamento de mercado, produto, tecnologia e recursos de maneira integrada ao longo do tempo: o Roadmap de Inovação.

A metodologia foi desenvolvida por pesquisadores do Institute for Manufacturing da Universidade de Cambridge no Reino Unido e possibilita a representação gráfica, na forma de um roadmap (mapa), da estratégia de uma organização. Assim, torna-se possível visualizar quais são os produtos/serviços que precisam ser desenvolvidos para atingir um determinado mercado, qual tecnologia e recursos necessários e quando devem estar disponíveis.

“Esta é a primeira prestação de serviço do Hub para empresas mineiras que têm atuação em Sustentabilidade. O BH-TEC entende esse tema como transversal, contemplando as dimensões ambiental, econômica e social, e foi escolhido por ser o drive de uma Área de Inovação: direcionamento estratégico do Parque Tecnológico. Acreditamos que, por meio do roadmap, as organizações têm insumo para tornarem-se mais inovadoras e sustentáveis, e o ecossistema mineiro mais competitivo”, avalia o CEO do BH-TEC e professor da UFMG Marco Crocco.

Como participar?

Podem participar do Roadmap de Inovação startups, empresas públicas e privadas de qualquer porte, observados os critérios apresentados na Chamada Pública 01/2020 – disponível no www.bhtec.org.br. O período de inscrição é de 3 a 13 de novembro.

Serão selecionadas até cinco instituições que vão trabalhar em parceria com a equipe do IEBT Inovação – responsável pelo método.

Como resultado final, as organizações selecionadas têm um plano de ação a partir das dimensões de Mercado, Produto, Tecnologia e Recursos na linha do tempo presente, curto, médio e longo prazo.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do BH-TEC - Cristina Guimarães

(31) 98782-9222