ICA UFMG apresenta projetos na Expomontes

Projetos de pesquisa e extensão e Mini Fazenda da UFMG estarão entre as atrações

A partir desta sexta-feira, dia 29 de junho, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG apresentará alguns de seus projetos de pesquisa e extensão na 44ª edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes). O evento será realizado até 8 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, Montes Claros. Mais informações pelo site www.sociedaderural.com.br.

Além de estande com os projetos do ICA, que contará com pesquisas sobre biotecnologia, sobre propagação de mudas nativas, sobre sistemas de agricultura e pecuária que reduzem a pressão sobre o meio ambiente, entre outras, haverá também a Mini Fazenda da UFMG, que reúne exposição de animais e jogos educativos.

De acordo com a coordenadora do Centro de Extensão do ICA, professora Júlia Maria de Andrade, a participação no evento contribui para o relacionamento entre a comunidade e a universidade. “Agregamos recursos humanos especializados à exposição, com os nossos alunos, contribuímos na organização e realização de atividades específicas da área de atuação dos nossos cursos. É uma excelente oportunidade para o ICA se comunicar com a comunidade e ouvir as suas demandas”, declarou.

A Expomontes é uma exposição agropecuária tradicional organizada pela Sociedade Rural de Montes Claros, cujo intuito é estimular a atividade produtiva da região. De acordo com os organizadores, os dez dias de evento devem movimentar R$ 500 milhões, além de gerar empregos e fomentar a economia local.

Torneio Leiteiro

Como nos anos anteriores, o ICA também participará do Torneio Leiteiro Expomontes, que visa incentivar o potencial da produção leiteira da região. De acordo com o professor Otaviano de Souza Pires Neto, será uma oportunidade para que os estudantes da UFMG conheçam a prática da produção leiteira e auxiliem na realização do torneio, fiscalizando conforme as regras, ajudando a organizar a pesagem e toda a condução do que é o torneio. Esta ação é realizada como projeto de extensão.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG

www.ica.ufmg.br]www.ica.ufmg.br

ICA UFMG apresenta projetos na Expomontes