ICA UFMG participa da Semana da Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG

Programação acontece dias 13, 16 e 17 de maio e inclui roda de conversa e atividade cultural

Nos dias 13, 16 e 17 de maio, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG realiza a VII Semana de Saúde Mental e Inclusão Social. Com o tema De mãos dadas pela Democracia, o evento promove roda de conversa e atividade cultural no campus regional da UFMG em Montes Claros.

O evento é organizado pela Rede Saúde Mental da UFMG, e propõe a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), das políticas públicas e da luta antimanicomial. O evento é gratuito e com emissão de certificado. É necessária inscrição prévia pelo site para obtenção do certificado.

A programação começa segunda-feira, 13 de maio, com a roda de conversa Mente e corpo: a busca do equilíbrio. Participam a nutróloga Ana Vitoria Oliveira Almeida e Júnia Caldeira Guimarães, que é educadora física com especialidade em Exercícios Físicos para a Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde. A roda de conversa propõe a discussão sobre intervenções na Saúde Mental que envolvem a relação do corpo e de aspectos cognitivos, com a nutrição e a atividade física como elementos da atenção integral à saúde. O encontro será das 9h às 11h, no estacionamento do Laboratório de Hidráulica.

Na quinta-feira, 16 de maio, será promovida mais uma atividade cultural, com a seção comentada do documentário Holocausto Brasileiro, no Cine de mãos dadas pela democracia. O debate será mediado pelo psicólogo e mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Danillo Lisboa. O documentário relata as experiências de pacientes sobreviventes e ex-funcionários do Hospital Colônia de Barbacena e a morte de cerca de 60 mil brasileiros internados como pacientes psiquiátricos na instituição. A exibição e debate acontecem no auditório do Bloco C, das 8h30 às 11h30.

Na sexta-feira, dia 17 de maio, será apresentado o espetáculo de teatro Cuidar bem de mim é uma questão de promover a auto saúde. Promovida pelo grupo teatral ArtPsi – Relações interpessoais e dramatização na Psicologia da Faculdade de Saúde Ibituruna, a peça será realizada no Salão do Bloco A, entre 9h e 9h30.

Das 9h30 às 11h30, será realizado o conversatório De universitário para universitário: você está se autossabotando?. O conversatório propõe analisar, junto aos estudantes, comportamentos que interferem na produtividade. Será mediado pelos professores do ICA Wellyngton Ribamar, Ingrid Stefany, Luciana Basile, e Leticia Ramos.

Saiba mais no site do evento.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG