ICA UFMG promove segunda edição do Domingo no Campus na próxima semana

No dia 19 de maio, o campus da UFMG em Montes Claros abre as portas para a população montesclarence com programação diversa

Ao invés de livros e cadernos, a UFMG vai ficar repleta de agulhas de crochê, carrinho de rolimã, papéis e linhas para a confecção de pipas. É tempo de viver o campus da Universidade em Montes Claros por uma perspectiva diferenciada. No domingo, 19 de maio, será realizada a segunda edição do Domingo no Campus no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG. O evento é gratuito e aberto a toda população do município. Serão ofertadas atividades recreativas, culturais e esportivas. O evento acontece das 9h às 12h, e não há a necessidade de inscrição prévia.

Serão disponibilizadas 12 oficinas para diferentes faixas etárias. Para as crianças e adolescentes, serão realizadas atividades de confecção de pipas, de carrinho de rolimã, de educação ambiental, além de brincadeiras de rua e contação de histórias. Com foco no público jovem e adulto, serão realizadas oficinas de forró, de confecção de bolsas com banners reaproveitados, de crochê, tricô e tear de pregos, de produção de hortas urbanas, de Yogaterapia, oficina sobre inclusão e acessibilidade e apresentação de música.

De acordo com a professora do ICA Claudia Regina Vieira, presidente da comissão organizadora do evento, o objetivo é promover a integração da população do município com a Universidade, criando espaços de integração, lazer e entretenimento.

“O ICA abre suas portas e oferece várias oficinas de forma gratuita para comunidade, disseminando além da cultura, conhecimento e diversão. É uma forma de demonstrar a importância da relação entre a comunidade e a Universidade. Esperamos, com essa nova edição, demonstrar que o campus da UFMG em Montes Claros tem espaço para todos”, relatou.

A novidade da segunda edição do evento é o engajamento com a sustentabilidade. Neste ano, a organização conta com o apoio dos estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Florestal. Por meio do projeto PET Neutraliza, será realizada a neutralização de carbono com a plantação de mudas de plantas em áreas degradadas. Com base em um questionário aplicado aos participantes do evento e no levantamento feito no campus dos resíduos sólidos e do gasto de energia, será realizado o cálculo de compensação de carbono. O projeto é coordenado pelo professor Christian Dias Cabacinha.

A programação está dividida em cinco diferentes espaços no campus do ICA. “Esperamos que o público seja maior que do ano passado, consolidando o evento em nossa cidade”, ressalta a professora Claudia.

O evento
O Domingo no Campus já está em sua 15ª edição em Belo Horizonte e foi integrado ao calendário de eventos do Instituto de Ciências Agrárias em Montes Claros em 2018. É realizado pelas Pró-reitorias da UFMG: de Extensão (Proex), de Assuntos Estudantis e de Administração (Prae); além da Diretoria de Ação Cultural (DAC) e do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG. A programação completa pode ser consultada no site ou na página do evento criada em uma rede social.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG