ICA-UFMG tem inscrições abertas para mestrado em Ciências Florestais

São oferecidas 10 vagas, sendo três para candidatos autodeclarados negros

Estão abertas, até o dia 15 de junho, as inscrições para seleção do mestrado em Ciências Florestais do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG. Ao todo, são oferecidas dez vagas, sendo três reservadas para candidatos autodeclarados negros. Os selecionados iniciarão as aulas no segundo semestre de 2023.

Podem se inscrever graduados em áreas afins à área de estudo pretendida, a critério do colegiado do programa. Os candidatos deverão enviar a documentação prevista no edital para o e-mail: selecaocf.ufmg@gmail.com.

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira, com valor de 60 pontos, consistirá em: avaliação do curriculum vitae (exportado da Plataforma Lattes) e projeto de pesquisa (em consonância com as linhas de pesquisa do curso de mestrado em Ciências Florestais). A segunda etapa, com valor de 40 pontos, consistirá em uma entrevista via videoconferência para avaliação de perfil técnico do candidato.

A entrevista será aplicada aos candidatos aprovados na primeira etapa e serão agendadas, com antecedência mínima de 24h. A banca examinadora do processo seletivo entrará em contato por meio do e-mail cadastrado no formulário de inscrição do candidato, constando o dia, horário e a plataforma digital a ser utilizada.

O resultado final será divulgado no dia 11 de julho de 2023 na página do mestrado em Ciências Florestais do ICA.

Sobre o mestrado em Ciências Florestais

O curso de Mestrado em Ciências Florestais do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG tem como objetivo ampliar a capacitação dos bacharéis formados em cursos de graduação correlatos à área florestal, de modo a gerar conhecimentos nas áreas de silvicultura e sistemas agroflorestais, manejo de florestas de produção e nativas, tecnologia de produtos madeireiros e não madeireiros e recuperação de áreas degradadas. Os esforços das pesquisas realizadas no curso se concentrarão na avaliação crítica do modelo atual de atividade florestal e na proposição de alternativas e estratégias de ação frente aos desafios enfrentados para o desenvolvimento de uma economia produtiva sustentável nas áreas abrangidas pelo semiárido.

Destina-se ainda a proporcionar uma formação científica ampla e aprofundada, desenvolvendo a capacidade de ensino, pesquisa e inovação tecnológica na área de Recursos Florestais.

Linhas de Pesquisa

O mestrado tem duas linhas de pesquisa: Silvicultura no semiárido e Manejo e Tecnologia de Recursos Florestais. A área de concentração do programa prevê a realização de estudos e pesquisas em áreas de florestas nativas e plantadas, buscando a conservação, a gestão e o manejo com o desenvolvimento de tecnologias para a industrialização e utilização sustentável dos recursos florestais.

Mais informações pelos e-mails:  secpg@ica.ufmg.br e  selecaocf.ufmg@gmail.com

Acesse o edital regular aqui.

Acesse o edital suplementar aqui.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG