ICB UFMG convida escolas básicas para Encontro de Ciência, Ensino e Cultura

Entre os dias 15 e 18 de outubro, o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB) vai realizar seu 4º Encontro de Ciência, Ensino e Cultura, evento aberto à comunidade externa, para apresentar uma parte da diversidade e relevância do conhecimento produzido nessa Instituição de ensino - pública e gratuita. Com exceção de programação na Estação Move São Gabriel, todas as atividades ocorrem no prédio do ICB, no campus Pampulha.

A participação como visitante dispensa inscrição prévia. Escolas de ensino fundamental e médio e outros grupos podem agendar visitas para trazer seus alunos ou integrantes pelo e-mail cenex@icb.ufmg.br. Mais informações: (31) 3409-2533 (Centro de Extensão - Cenex). Confira a programação completa no site do ICB.

O Encontro é uma feira de ciências apresentada por cientistas e estudantes do ICB para a comunidade em geral, especialmente crianças e adolescentes. A programação, além de atividades científicas e de ensino, também traz atrações culturais.

Sob o tema Saberes e práticas para reduzir as desigualdades o 4º Encontro integra a 27ª Semana do Conhecimento da UFMG e a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os objetivos dos três eventos são semelhantes: realizar atividades de divulgação científica para estimular a curiosidade e motivar a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Mais do que uma oportunidade para a população, este é também um momento de os envolvidos em ações ligadas a graduação, extensão, pesquisa e pós-graduação no ICB, e em toda a UFMG, aperfeiçoarem linguagem e formas de se comunicarem com leigos de outras áreas, estudantes e outras pessoas que desconhecem o jargão científico da área das ciências da vida.

Destaques do Encontro:
Apresentação de Pitch
15 a 17 de outubro
Durante o encontro serão exibidos os vídeos que participam do 2º Concurso de Pitch do ICB. O julgamento do melhor vídeo será feito pelo público e pela comissão organizadora.

Café com Ciência
17 e 18 de outubro
Uma atividade capaz de trazer a informalidade de uma roda de conversa para a discussão de temas variados e de interesse da comunidade do ICB.

MoveMente
17 de outubro
Os alunos de Ciências Biológicas da UFMG estarão na estação São Gabriel do Move, divulgando conhecimentos sobre Biologia e Saúde, para o bem estar dos indivíduos. Estes trabalhos serão apresentados em linguagem simples e acessível a todos.

Oficina de Bordado
17 e 18 de outubro
Aborda a valorização do bordado artesanal como alternativa para a redução da desigualdade social.

Apresentações musicais
Coral Cantáridas do ICB, Coral da Engenharia e Quarteto 5 Oitavas

4ª Mostra Interativa – ICB
18 de outubro
Tem como objetivo promover a divulgação dos trabalhos desenvolvidos no Instituto junto ao público visitante.

6º ICB em Obras de Arte
Todos os dias
Exposição de ilustrações e fotografias científicas em grandes formatos montada nos corredores do ICB.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB/UFMG

www.icb.ufmg.br

ICB UFMG convida escolas básicas para Encontro de Ciência, Ensino e Cultura