ICB-UFMG estreia 'Conexão.Lab' com live sobre empreendedorismo na ciência, patentes e pesquisas

Aspectos práticos sobre patentes e suas aplicações a partir dos projetos científicos no mercado é o tema de palestra on-line realizada pela Gerência de Projetos e Negócios (GerPro) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG no dia 23 de agosto, às 19h. O evento marca a primeira edição de Conexão.Lab, programação cujo objetivo é divulgar a cultura do empreendedorismo na ciência entre os pesquisadores do Instituto e fortalecer uma política de incentivo ao aumento da prestação de serviços e parcerias com iniciativas privadas.

As inscrições, gratuitas e  abertas à participação de todos os interessados, enquanto houver vagas, devem ser feitas pelo Sympla. Para obter certificados, no dia do evento os participantes precisam preencher um formulário de presença e avaliação do evento. O certificado de participação será emitido pelo Centro de Extensão do ICB, que apoia o evento, exclusivamente aos inscritos que preencherem o formulário.

A convidada é Mariana Bottino, consultora especializada na criação de empresas de base tecnológico-científicas e youtuber. Doutora em Biologia Molecular, pós-doutora em Inovação, Patentes e Transferência de Tecnologia, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bottino é CEO e fundadora do programa de negócios Cientista Empreendedor, presta consultoria a cientistas e auxilia na transição pesquisa-mercado, desde a estruturação de projetos acadêmicos em negócios, até a venda e negociação da tecnologia.

Com duração de aproximadamente 90 minutos, a transmissão será feita pelo canal do ICB no YouTube. Após a apresentação, a convidada responde a perguntas feitas pelo público.

Participam da abertura os professores Carlos Rosa e Élida Rabelo, da Diretoria do ICB, e a coordenadora do Centro de Extensão, professora Gleide Fernandes de Avelar, além da coordenadora do GerPro, Milena Rosado, e seu colaborador Ricardo Fot.

Produção científica e mercado

“A ciência tem papel fundamental para a sociedade”, afirma Mariana Bottino. Segundo ela, as inovações tecnológicas, novos produtos e novas soluções, em geral, são criadas a partir de resultados de pesquisas de ponta. No entanto, embora o Brasil desponte como um dos países com grande produção científica e as universidades brasileiras apresentem um crescente número de patentes, o número de pesquisas que são transferidas para o mercado ainda é modesto. Ela destaca que a UFMG, em particular, está na quarta posição em pedidos de patente no Brasil: 1.130, desde 1992, sendo 107 delas transferidas para o mercado.

“Tendo como foco a Lei de Inovação (10.973/2004), essa palestra tem como objetivo mostrar que é possível estruturar um planejamento estratégico do know-how científico e chegar com mais clareza ao mercado, podendo, pesquisadores e bolsistas, se beneficiarem de parcerias mais estratégicas para seus projetos”, adianta.

Serviço:

Conexão.Lab - Aspectos práticos sobre patentes e suas aplicações a partir dos projetos científicos no mercado

Data: 23 de agosto – 19h

Convidada: Mariana Bottino – Consultora de empresas de base tecnológico-científicas e youtuber

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

Serviço

'Conexão.Lab - Aspectos práticos sobre patentes e suas aplicações a partir dos projetos científicos no mercado'

23 de agosto de 2021