ICB UFMG realiza seminário sobre ‘O seu cérebro depois do álcool’

Os Programas de Pós-graduação em Neurociências e em Fisiologia e Farmacologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG realizam nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, às 10h30, no bloco A4, sala 175, no campus Pampulha, o seminário O seu cérebro depois do álcool: efeito do etanol em neurônios e sinapses dos Núcleos da Base. O seminário será proferido pela farmacologista brasileira Karina Abrahão, do Laboratório de Neurociência do Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo – que integra os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), dos Estados Unidos. O evento será em português e não emitirá certificados. Informações pelo telefone  (31) 3409-2719.

Karina Abrahão estuda os efeitos da exposição ao etanol na atividade de neurônios e transmissão sináptica por meio de técnicas de eletrofisiologia, camundongos transgênicos, quimio e opto-genética, fotometria e comportamento operante.

O álcool afeta todas as partes do sistema nervoso. O abuso da substância exerce efeito inibitório em determinados neurônios, causando perda de memória e de coordenação motora, desinibição comportamental, dentre outros. Além disso, tem efeito reforçador, podendo levar à dependência. O seminário irá detalhar esses efeitos e explorar como a exposição ao etanol pode afetar a atividade intrínseca de neurônios e a transmissão sináptica.

Segundo o professor Fabrício Moreira, coordenador da pós-graduação em Neurociências e organizador do evento, a única maneira de evitar os efeitos do álcool seria, de fato, não bebendo, mas ele lembra que embora o álcool seja uma droga, é bastante apreciado nas culturas ocidentais e acaba sendo consumido sem dificuldades. “Desde que seja com moderação e em ocasiões que forem consideradas apropriadas dentro do contexto biológico, legal, social e cultural”, observa.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB/UFMG

www.icb.ufmg.br

ICB UFMG realiza seminário sobre ‘O seu cérebro depois do álcool’