ICB UFMG sedia projeto 'Clubes de Ciência' de Harvard

Até o dia 4 de junho, estão abertas as inscrições para o programa Clubes de Ciência Brasil, que vai oferecer oficinas gratuitas para alunos do ensino médio e graduação de todo o país. Criado na Universidade de Harvard (CdeC), tem por objetivo despertar nos jovens o interesse pela ciência. As atividades são orientadas por pesquisadores de várias unidades da UFMG e de Harvard, com apoio de estudantes de graduação e da pós-graduação. Além disso, pretende motivar e convencer os futuros cientistas de que é possível fazer ciência de ponta no Brasil. As inscrições podem ser feitas pelo site www.clubesdeciencia.com.br.

Podem participar estudantes do ensino médio, de todos os anos, pré-vestibulandos e estudantes dos dois primeiros anos da graduação de qualquer faculdade do Brasil. Os inscritos serão selecionados a partir do interesse e aptidão em relação aos temas abordados nas quatro oficinas: células-tronco e edição genômica (estudo e manipulação genética); Imunologia (sistema de defesa do organismo contra agentes estranhos); epidemiologia (frequência e determinantes das doenças e epidemias e sua aplicação); empreendedorismo científico e inovação. Mais informações no site da iniciativa.

Os participantes serão estimulados a desenvolver pensamento crítico, criatividade e colaboração, o que, segundo o professor David Soeiro, do departamento de Parasitologia do ICB, líder do projeto na UFMG, são características essenciais aos pesquisadores do século XXI.

Lançamento no Brasil

O programa Clubes de Ciência Brasil será lançado durante a 69ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. As atividades serão realizadas entre os dias 17 e 22 de julho, quando os participantes terão 40 horas para cumprir um desafio, supervisionado por pesquisadores das universidades.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB/UFMG

ICB UFMG sedia projeto Clubes de Ciência de Harvard

Dia 4 de junho de 2017