IEAT UFMG debate educação, desigualdade e pobreza

Tema será abordado pelo sociólogo e economista Marcelo Medeiros, da UnB e do Ipea

O Seminário Anual do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG será realizado nos dias 18 e 19 de outubro como parte da 27ª edição da Semana do Conhecimento. Em sintonia com o tema ‘Saberes e práticas para reduzir desigualdades’, o seminário de 2018, além de apresentar para a comunidade os resultados das pesquisas realizadas pelos professores residentes, promoverá discussões sobre a questão da desigualdade.

Com entrada aberta ao público, o evento terá lugar no Auditório B106 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3), no campus Pampulha. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição. Mais informações podem ser obtidas on-line.

Educação, desigualdade salarial e pobreza no Brasil é o título da conferência de abertura, que será ministrada no dia 18 de outubro, às 9h20, pelo professor Marcelo Medeiros, da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “Trata-se de um assunto urgente. Dados recentes indicam que apenas 5% da população é dona de 95% da riqueza do Brasil”, afirma o professor Estevam Las Casas, diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat).

Compõem a programação as apresentações dos projetos dos professores residentes do IEAT, o lançamento do e-book Memorandum Ieat e a mesa-redonda Desigualdade: uma questão transdisciplinar, com as professoras da UFMG Simone Wajnman, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), e Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, da Faculdade de Educação (FaE).

Sobre os palestrantes
Marcelo Medeiros tem formação em Sociologia e Economia, sendo reconhecido internacionalmente como estudioso no campo da desigualdade social. Além de professor da UnB e pesquisador do Ipea, leciona na Universidade Nacional de San Martín, na Argentina. Atuou como pesquisador visitante em institutos de pesquisa da Inglaterra, da Índia, do Japão, da França e dos Estados Unidos. Recebeu o Fred L. Soper award, prêmio da Organização Mundial da Saúde de melhor publicação em Saúde Pública de 2012, o Prêmio Tesouro Nacional em Economia do Setor Público, também no mesmo ano, o Prêmio Anpocs de melhor tese de doutorado em Ciências Sociais de 2003 e a medalha de melhor estudo sobre desenvolvimento do Senado Federal – Instituto Tancredo Neves, em 2000.

Simone Wajnman possui graduação em Ciências Econômicas (1983), mestrado em Demografia (1989), e doutorado em Demografia (1995), todos pela UFMG. Além disso, fez estágio pós-doutoral na Universidade de Princeton (2001-2) e é professora Titular do Departamento de Demografia desta Universidade. É editora da Revista Brasileira de Estudos de População (REBEP) desde janeiro de 2017. Atua principalmente nos seguintes temas: análise da dinâmica demográfica, demografia econômica, demografia da família, e participação feminina no mercado de trabalho.

Marisa Ribeiro Teixeira Duarte é graduada em Ciências Sociais (1977) e possui mestrado em Educação pela UFMG (1988). Fez doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e estágio pós-doutoral sobre sociologia das regulações sociais, Universidade Católica de Louvain la Neuve, Belgica (2008) e sobre política educacional comparada na Universidade de Humbolt, Alemanha, 2013. É Professora Associada do Departamento de Administração Escolar e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/UFMG. Também é professora residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (2017-2018). Suas principais áreas de pesquisa são: políticas públicas de educação e desigualdades educacionais.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

(31) 3409-4476 ou 3409-4189

IEAT UFMG debate educação, desigualdade e pobreza