Ieat/UFMG e BH-TEC promovem Simpósio Transdisciplinaridade e Inovação

Evento será realizado no dia 12 de novembro, articulando iniciativas de estímulo ao empreendedorismo tecnológico

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) e o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (Ieat/UFMG) irão promover, no dia 12 de novembro, a partir das 13h30, o Simpósio Transdisciplinaridade e Inovação. Aberto ao público, o evento acontecerá no auditório A102 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD2) da UFMG, no campus Pampulha, e recebe inscrições gratuitas por meio de formulário on-line. Mais informações no site do Ieat e do BH-TEC ou pelos números (31) 3409-4123 e (31) 3401-1000.

Articulando as iniciativas da UFMG e de entidades que compõem o ecossistema de pesquisa & desenvolvimento em Minas Gerais, o evento pretende divulgar as oportunidades de estímulo à inovação e conectar pesquisadores, professores e estudantes que buscam na Universidade os caminhos para o empreendedorismo, especialmente na área de Biotecnologia.

Programação
Abrindo o evento, a mesa-redonda Transdisciplinaridade e Inovação contará com a participação dos professores Estevam Las Casas, diretor do Ieat-UFMG; Roberto Bigonha, diretor-presidente do BH-TEC; Pedro Vidigal, CEO do Biotechtown; e Eduardo Emrich Soares, presidente da Biominas. Na mesa, os convidados irão apresentar as características das instituições que dirigem, suas interrelações e as oportunidades para o empreendedorismo tecnológico.

No segundo momento, a mesa-redonda Estratégias de Financiamento será formada pelos professores Evaldo Vilela, presidente da Fapemig; Jorge Mário Campagnolo, diretor de Políticas e Programas de Apoio à Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC; Marcos Cintra, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep; e Janayna Bhering, gerente de Negócios e Parcerias da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – Fundep. Serão discutidas as oportunidades de financiamento das iniciativas de apoio à inovação e estratégias de captação de recursos.

Ecossistema de empreendedorismo tecnológico
Segundo o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), em 2017, o depósito de patentes de invenção cresceu 5,4% em relação ao ano anterior, totalizando 5.480 patentes. A UFMG alcançou o terceiro lugar no ranking de produção de patentes de invenção do país.

O BH-TEC soma ao cenário com um investimento de R$16 milhões em P&D no ano de 2017 e com a criação de 131 novos produtos ou serviços. Os dados reforçam o trabalho do capital intelectual da Universidade a favor da sociedade em forma de novas soluções de produtos, processos e serviços.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação do Ieat UFMG

www.ufmg.br/ieat

Ieat/UFMG e BH-TEC promovem Simpósio Transdisciplinaridade e Inovação