INCT Leveduras descobre nova espécie predadora na Amazônia

Espécie pode, entre outras aplicações, ser testada para controle biológico na agricultura

Cientistas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG que integram o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Leveduras (INCT Leveduras) descobriram, na Floresta Amazônica, mais uma espécie. Após o sequenciamento genético, os pesquisadores concluíram que se trata de uma nova representante do gênero Saccharomycopsis.

Ela foi capaz de matar as células de outra espécie de levedura, a Saccharomyces cerevisiae, o que revela seu potencial para uso biotecnológico no controle de microrganismos, principalmente na agricultura, como no caso de infecções fúngicas que causam o apodrecimento de laranjas pós-colheita.

De acordo com o professor Carlos Augusto Rosa, coordenador do INCT Leveduras, os cientistas obtiveram três isolados a partir de amostras de solo e madeira em decomposição coletadas em dois locais do bioma Amazônia, especificamente no município de Itacoatiara, localizado no estado do Amazonas, norte do Brasil. “Após o sequenciamento do genoma completo e testes em laboratório, observamos que a nova espécie era capaz de matar células de Saccharomyces cerevisiae por meio de apêndices de infecção que penetram a célula hospedeira para sugar nutrientes, uma característica comum à maioria das espécies do gênero Saccharomycopsis”, relatou o professor titular do Departamento de Microbiologia do ICB.

Em artigo publicado recentemente no International Journal of Systematic and Evolutionary Microbiology, da Microbiology Society, os estudiosos descrevem a nova espécie e relatam sua capacidade de predar células de Saccharomyces cerevisiae.

Alguns do principais benefícios do controle biológico de pragas na agricultura, na comparação com o controle químico, são a redução da exposição dos produtores rurais aos pesticidas, a diminuição do risco de poluição ambiental, de contaminação de alimentos e de desenvolvimento de pragas mais resistentes.

Artigo: Saccharomycopsis praedatoria sp. nov. uma levedura predadora isolada do solo e de madeira podre em um bioma de floresta amazônica

Autores: Ana Raquel O. Santos, Katharina O. Barros, Thiago Batista , Gisele F.L. Souza, Flávia B.M. Alvarenga, Maxwel A. Abegg, Trey K. Sato, Chris Todd Hittinger, Marc-André Lachance, Carlos A. Rosa

Publicação: 31 de outubro de 2023, no International Journal of Systematic and Evolutionary Microbiology

Assessoria de Imprensa UFMG