INCT sediado e executado pela UFMG vence o XV Prêmio Hugo Werneck
Premiação reconhece exemplos em Ecologia e Sustentabilidade de todo o Brasil
Representando a ciência em prol da restauração e conservação da biodiversidade brasileira, o INCT Centro de Conhecimento em Biodiversidade, sediado e executado pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, foi vencedor do XV Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente & Sustentabilidade. Entre empresas, indústrias e ONGs de diversos setores que também foram vencedoras em diferentes categorias, o Centro foi a única instituição de pesquisa premiada nesta edição do prêmio, reconhecido na categoria Melhor Exemplo em Biodiversidade.
O Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza foi criado em 2010 em homenagem ao ambientalista mineiro Hugo Werneck (1919-2008). Um dos precursores da consciência ecológica na América Latina. Foi fundador do Centro para a Conservação da Natureza e defensor da criação de importantes áreas verdes de Minas Gerais, como os parques Nacional da Serra do Cipó e Estadual do Rio Doce. Dentista, mas muito envolvido em causas ambientais, Hugo acreditava que só o amor, a informação e a educação ambiental podem mudar a atitude do ser humano em relação ao meio ambiente e à natureza que nos sustenta.
A 15ª edição do prêmio teve como tema o Despertar Humano: O Compromisso de Todos Pelo Planeta. Idealizado pelo jornalista ambiental Hiram Firmino, de Belo Horizonte, e realizado pela Revista Ecológico, o Prêmio homenageia empresas, iniciativas e personalidades que se dedicam à construção de um futuro mais sustentável. Ao longo de 15 anos, foram 186 vencedores e homenageados, entre grandes nomes nacionais e internacionais, e iniciativas e lideranças locais. Nesta edição, 125 projetos se inscreveram de diferentes locais do Brasil.
O prêmio conta com o apoio de importantes órgãos ambientais e instituições, como o Ibama, o ICMBio e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento; além do engajamento de organizações como a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) e a Fundação SOS Mata Atlântica.
Durante a cerimônia, realizada no Centro de Convenções CDL de Belo Horizonte, representaram o INCT, o coordenador geral, Geraldo W. Fernandes, os pesquisadores Débora Lima, Flávio Mota, Yumi Oki, Inácio Teles, Daniel Negreiros e Letícia Ramos, além da coordenadora de comunicação do INCT , Raíra Saloméa.