Inquéritos populacionais para doenças e agravos não transmissíveis no Brasil serão discutidos na Escola de Enfermagem da UFMG

Será realizado no dia 27 de novembro, às 14 horas, no auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG, no campus Saúde (Av. Alfredo Balena, 190), um seminário para analisar inquéritos populacionais para doenças e agravos não transmissíveis, a metodologia, o uso e os indicadores. O evento é gratuito e destinado a estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG e servidores das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. As inscrições podem ser feitas no Centro de Extensão (Cenex) da EEUFMG, presencialmente, na sala 122, pelo e-mail cenex@enf.ufmg.br ou pelo telefone 3409-9831.

O tema será apresentado pelas professoras Deborah Carvalho Malta e Regina Tomie Ivata Bernal, da Escola de Enfermagem da UFMG e Universidade de São Paulo, respectivamente.

De acordo com a professora Deborah Malta, no Brasil existem inquéritos populacionais muito importantes como o Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), criado em 2006, que consiste em um sistema de vigilância e monitoramento da frequência e distribuição dos principais fatores de risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis na população brasileira, realizado nas 26 capitais e no Distrito Federal. Outro importante é a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), realizada em 2013, de base domiciliar realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, com 62.986 domicílios entrevistados em todo o país. “Analisar esses inquéritos é muito relevante para a pesquisa brasileira, pois trazem informações importantes para a formação dos alunos e também possibilitam o planejamento das políticas públicas de saúde”, enfatizou.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

www.enf.ufmg.br

Serviço