Inscrição para provas de habilidades da UFMG termina no dia 14 de dezembro

Sete cursos de graduação da UFMG selecionam alunos por meio de provas específicas; provas de habilidades complementam a nota do Enem

Encerram-se no dia 14 de dezembro, as inscrições para o Vestibular de Habilidades da UFMG, que funciona como segunda etapa na seleção dos candidatos aos cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança/licenciatura, Design de Moda, Música/bacharelado, Música/licenciatura e Teatro. O candidato deve, obrigatoriamente, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro de 2018.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet até às 17h (horário oficial de Brasília) do dia 14 de dezembro. A inscrição será confirmada na página eletrônica da Comissão Permanente do Vestibular UFMG (Copeve) até três dias úteis após a efetivação do pagamento do boleto bancário, no valor de R$ 205.

“É fundamental que os candidatos estejam atentos às datas e façam a inscrição também no Vestibular de Habilidades, uma vez que esses cursos têm processo de seleção específico, ou seja, não estão incluídos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu)”, alerta o coordenador da Copeve, professor Dario Windmöller.

As provas do Vestibular de Habilidades serão realizadas em Belo Horizonte, de 5 a 7 de fevereiro de 2019. Para concorrer à reserva de vagas, candidatos com deficiência vão passar por perícia no dia 9 de janeiro, em horário que será divulgado a partir do dia 7 daquele mês. As normas do concurso estão publicadas em edital no site da Copeve.

Segunda etapa

As notas obtidas nas provas específicas constituem a segunda etapa do Vestibular de Habilidades dos sete cursos que, juntos, oferecem 331 vagas, 251 delas com entrada no primeiro semestre letivo e 80 com entrada no segundo. Desse total, 169 vagas são reservadas, e 162, oferecidas na modalidade de ampla concorrência. A soma das notas das quatro provas específicas do Enem configura-se como a nota da primeira etapa, eliminatória, para a seleção de candidatos para esses cursos.

A segunda etapa, de caráter classificatório e eliminatório, é composta de testes específicos e da prova de redação do Enem 2018 – esta, de inteira responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério de Educação (MEC).

As vagas reservadas destinam-se aos candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública brasileira, divididos em dois grupos principais: um com renda inferior a 1,5 salário-mínimo e outro com renda superior a esse patamar. Esses dois grupos se subdividem em quatro outros grupos, atendendo às condições de deficiência e a critérios étnico-sociais.

Provas

Os horários e locais de realização das provas serão especificados no comprovante definitivo de inscrição, que estará disponível na página da Copeve a partir de 31 de janeiro.

Os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais e Design de Moda fazem a prova de percepção visual. Para o curso de Dança, são aplicadas provas de habilidade corporal de dança e solo de dança. Os candidatos de Teatro fazem provas de atuação e de audição didática coletiva.

O bacharelado em Artes Visuais oferece habilitações em artes gráficas, desenho, escultura, gravura e pintura. O bacharelado em Música habilita para canto, composição, instrumentos de sopro, corda e percussão, regência, música popular e musicoterapia.

Os candidatos ao curso de Música farão provas específicas de acordo com as modalidades oferecidas: Música/bacharelado (exceto musicoterapia), provas de teoria e percepção musical e prova prática de música; Música/bacharelado (musicoterapia, prova prática de música); Música/licenciatura, apenas a prova de teoria e percepção musical.

Para o curso de Música, o candidato deverá observar, ainda, orientações específicas: se escolher o bacharelado deverá indicar, também, a habilitação que pretende cursar; se optar por bacharelado, nas habilitações composição, música popular, musicoterapia ou regência, deverá indicar, também, o instrumento que vai utilizar na prova prática de música, bem como se vai levar instrumentista acompanhador.

Curso técnico e Sisu

Para concorrer a vagas nos outros cursos de graduação da UFMG, em 2019, os candidatos devem fazer a prova do Enem 2018 e, posteriormente, efetuar sua inscrição no Sisu 2019. O cronograma será publicado em edital e disponibilizado nas páginas do MEC e do Sisu UFMG.

Além da graduação em Teatro, a UFMG também oferece curso técnico em Teatro, cujo processo de seleção não está incluído no Vestibular de Habilidades. As provas da primeira e da segunda etapa, para o curso técnico em Teatro, já foram realizadas neste mês de novembro.

Ana Rita Araújo

Assessoria de Imprensa UFMG

Inscrição para provas de habilidades da UFMG

Até 14 de dezembro