Inscrições abertas para a '2ª Jornada de Direitos Humanos da UFMG'

Com o tema ‘Qual UFMG para quais Direitos Humanos’, evento será realizado virtualmente nos dias 9 e 10 de dezembro

Estão abertas as inscrições de ouvintes para a 2ª Jornada de Direitos Humanos da UFMG. A programação é gratuita e aberta a todos os interessados.

As atividades serão transmitidas por meio das plataformas virtuais nos dias 9 e 10 de dezembro. Os certificados serão disponibilizados aos participantes que se inscreverem até o dia 9 de dezembro.

Com o tema Qual UFMG para quais Direitos Humanos?, o evento tem o objetivo de fortalecer a articulação das ações da Universidade no campo dos direitos humanos em diálogo com outros setores da sociedade e contribuir para a promoção e defesa dos direitos como construção coletiva.

A programação será composta por eventos propostos e promovidos pela Rede de Direitos da UFMG. Serão debates, palestras, capacitações, apresentações artísticas e culturais, entre outras atividades, que buscarão promover reflexões e questionamentos relacionados à luta pelos direitos humanos na UFMG e na sociedade.

A Jornada visa, também, articular os diferentes sujeitos dentro e fora da Universidade em prol da diversidade, transversalidade, antirracismo, anticapacitismo, diversidade de gênero e sexualidade, valores democráticos e debater as desigualdades, necessidades e particularidades que marcam os países latino-americanos.

Pré-jornada

Como parte da programação, nos dias 6 e 7 de dezembro, ocorrerá o terceiro encontro do Ciclo de Debates Pré-Jornada de Direitos Humanos. O evento, que preparará para a 2ª Jornada de Direitos Humanos, contará, ao longo dos dois dias, com atividades virtuais e gratuitas que debaterão o direito à cidade e os desafios impostos à efetivação dos direitos da população em situação de rua de Belo Horizonte.

Jornada fortalecida

A UFMG realizou a Jornada de Direitos Humanos pela primeira vez no ano de 2019. Esta segunda edição conta com programação ampliada em sintonia com o movimento institucional na Universidade de fortalecimento da pauta dos direitos humanos.

Neste ano, a construção da programação passou por mudanças e aderiu a um formato mais participativo e colaborativo por meio da submissão de propostas de atividades.

Essa mudança ganhou força com o trabalho da Universidade dos Direitos Humanos (UDH), a nova diretoria da Pró-reitora de Extensão (Proex). A UDH participa, pela primeira vez, da articulação e organização do evento e potencializa as ações e trabalhos desenvolvidos pelas Redes Interdisciplinares da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG