Inscrições abertas para a 22ª UFMG Jovem

Estudantes e professores da educação básica e profissional têm até 2 de agosto para submeter trabalhos

Com o tema Conhecimentos em diálogo pela vida no planeta, a 22ª UFMG Jovem será realizada virtualmente nos dias 9 e 10 de setembro. Os professores e estudantes da educação básica e profissional de Minas Gerais já podem submeter trabalhos para apresentação, até o dia 2 de agosto. Os editais e formulários das inscrições estão disponíveis no site oficial do evento, que foi relançado com nova identidade visual.

Neste ano, a tradicional feira da UFMG acontecerá pela segunda vez de forma virtual. A programação se ampliou e contará com outras atividades, como a 2ª Mostra Educação e Saúde, o Desafio: Como Seria o Mundo Se..., #ExploraUFMG e o Conversa com Cientistas

Podem se inscrever na Mostra Educação e Saúde professores, estudantes e egressos dos programas de mestrados profissionais. O objetivo é divulgar os recursos educacionais desenvolvidos por eles e possibilitar o intercâmbio de ideias entre a Universidade e a educação básica e profissional e entre professores e estudantes.

Já o Desafio: Como Seria o Mundo Se... convida estudantes da educação básica a expressarem por meio de texto, áudio ou desenho, outros mundos possíveis e outras maneiras de viver e se relacionar. Busca-se valorizar a imaginação, elemento inerente não apenas à criação artística, mas também a qualquer processo de aprendizagem e produção de conhecimento.

A programação também prevê o #ExploraUFMG, que apresentará, por meio de vídeos, os museus, laboratórios, espaços e projetos da UFMG que se propõem a interagir com o público infantojuvenil.

Já na atividade Conversa com Cientistas, serão convidados pesquisadores e pesquisadoras para dialogar com crianças e jovens acerca de temas da atualidade.

Outra novidade é que as escolas quilombolas e indígenas serão contempladas com reservas de vagas.

Intercâmbio Universidade e educação básica

O objetivo é construir um espaço para intercâmbios de ideias entre a Universidade e a educação básica e profissional a partir da divulgação dos trabalhos produzidos, a integração dos participantes e o estímulo a cultura científica e práticas pedagógicas inovadoras para a formação de futuros cientistas.

O evento é promovido anualmente pela Universidade, desde 1999, por meio da Diretoria de Divulgação Científica (DDC) e a Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Outras informações estão disponíveis no site da Proex UFMG e Facebook / Instagram da UFMG Jovem.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG