Inscrições abertas para a 24ª UFMG Jovem

São esperados mais de cem trabalhos de escolas públicas e privadas de Minas Gerais

Estão abertas as inscrições para a 24ª edição da UFMG Jovem. O evento vai ocorrer presencialmente no campus Pampulha, em Belo Horizonte, nos dias 14 e 15 de setembro. As submissões dos trabalhos vão até o dia 10 de agosto, por meio do site do evento. Neste ano, o tema será Ciência, Cultura e Diversidade dos Povos: saberes em prol da vida.

Podem inscrever trabalhos alunos e professores das escolas das redes pública e privada de Minas Gerais pertencentes à educação infantil, ao ensino fundamental e ao ensino médio, incluídas as modalidades da educação profissional e educação de jovens e adultos.

Além da tradicional feira da educação básica, as inscrições estão abertas também para as seguintes atividades: Conversa com Cientistas, #ExploraUFMG e o Desafio Como podemos promover a valorização e o respeito entre os povos?.

O evento abre espaço também para a participação das feiras de ciências regionais e locais realizadas em Minas Gerais. Elas terão a oportunidade de indicar trabalho para apresentação. Essa participação é feita por meio da filiação da feira à UFMG Jovem.

As demais informações estão disponíveis na chamada da 24ª UFMG Jovem.

Desafio

O Desafio Como podemos promover a valorização e o respeito entre os povos? pretende incentivar a imaginação e a criatividade dos estudantes. Podendo ser individual ou em grupo, o discente deverá se expressar por meio de desenho, texto ou vídeo sobre a temática.

Os textos e os desenhos serão exibidos no Instagram, no Facebooke na página da UFMG JOVEM. Mais informações sobre as normas de cada produto do desafio estão no edital da edição.

#ExploraUFMG

A 24ª UFMG Jovem terá também o #ExploraUFMG, que visa dar visibilidade aos museus e outros espaços da UFMG que recebem estudantes e professores da Educação Básica por meio de atividades de Extensão. Os professores poderão agendar visitas nos locais.

Os roteiros e os espaços disponíveis serão oportunamente divulgados no site da UFMG Jovem, assim como olink de inscrição.

Conversa com Cientistas

Os estudantes poderão participar ainda do Conversa com Cientistas, que será realizado no dia 15 de setembro. O objetivo é promover um encontro presencial entre cientistas, estudantes e professores da Educação Básica, para conversarem sobre um tema específico. Para participar da conversa, o professor deverá fazer inscrição prévia em link que será divulgado no site do evento.

Interação

A UFMG Jovem ocorre desde 1999. Em 2010, o evento passou a ser organizado pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex).

O objetivo é construir um espaço para a interação entre universidade e educação básica e intercâmbio de ideias a partir da divulgação dos trabalhos produzidos. O evento também busca a integração dos participantes e o estímulo à cultura científica e práticas pedagógicas inovadoras para a formação de futuros cientistas.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG