Inscrições abertas para a Mostra sua UFMG 2023

Com volta ao formato presencial, evento apresenta cotidiano e informações dos 91 cursos de graduação da Federal de Minas Gerais

A Mostra Sua UFMG de 2023 está com as inscrições abertas até o dia 27 de abril. Os interessados devem acessar o site do evento, que acontecerá no dia 20 de maio, no campus Pampulha da UFMG. A Mostra, que em 2023 volta a ser presencial, terá uma ampla programação planejada para mostrar um pouco da vida acadêmica dos futuros estudantes.

Serão disponibilizadas várias salas interativas, com palestras de professores e estudantes, para apresentar os 91 cursos de graduação da Universidade e as perspectivas do mercado de trabalho para cada um deles. Também estão previstas palestras informativas sobre assistência estudantil, cotas no processo seletivo e atividades culturais.

No site da Mostra Sua UFMG e nas redes sociais (Instagram/ Twitter/ Facebook) serão disponibilizados vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi. Ainda serão abordadas as oportunidades que a UFMG oferece, como os projetos de pesquisa, de extensão e de mobilidade, as atividades esportivas e culturais, as políticas de inclusão e assistência estudantil e muito mais.

Série de videocasts sobre os cursos de graduação
A UFMG lançou, no dia 7 de março, o projeto Mostracast, série de videocasts com dicas sobre o funcionamento dos seus cursos de graduação. O projeto, uma das novidades da edição 2023 da Mostra Sua UFMG, é uma parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o Centro de Comunicação (Cedecom).

O formato de videocast tem raízes em uma mistura das produções audiovisuais tradicionais com as inovações propiciadas pelos atuais podcasts. Denominado Video on demand cast, esse modelo incorpora a dimensão visual, tendo em vista que cerca de 90% das informações processadas pelo cérebro são visuais.

Já foram ao ar sete episódios: o primeiro recebeu docentes dos cursos deJornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas; o segundo teve a participação de professores dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia; o terceiro contou com um bate-papo entre representantes dos cursos deEducação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional; o quarto apresentou os cursos de Pedagogia, Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei) e Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo);  o quinto recebeu professoras dos cursos de Enfermagem, Gestão de Serviços de Saúde e Farmácia; o sexto contou com participantes dos cursos deMatemática, Matemática Computacional e Ciências Atuariais e o sétimo episódio teve a presença de docentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental.

Os videocasts são divulgados semanalmente e estão disponíveis no canal da TV UFMG no Youtube e na página daMostra Sua UFMG

Os programas também podem ser acompanhados em formato de podcast, pelo Spotify.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG