Inscrições abertas para curso de teatro da UFMG focado em pessoas trans, travestis e transformistas

Pessoas de todas as idades podem se inscrever no curso gratuito de teatro promovido pela Escola de Belas Artes da UFMG. A duração é de quatro meses, com início marcado para 11 de março e término em 15 de julho de 2023. A inscrição deve ser feita até 8 de março por meio de formulário eletrônico. As aulas serão aos sábados, das 9h às 12h. Metade das vagas são destinadas a pessoas trans.

O curso, organizado pelo projeto de extensão Teatre: processos criativos em artes cênicas, sustenta-se em abordagens de artes desviantes das normas cisheteronormativas, com foco em sujeitos trans, travestis e transformistas. Como estímulo para criação, as atividades priorizarão experiências subjetivas e bate-papos abertos.

Escritas autobiográficas

A metodologia enfatiza a experimentação performática considerando três eixos temáticos estruturantes do campo artístico: o eu, o outro e o espaço. Durante as aulas, serão apresentadas noções de teorias corporal, vocal e cênica, utilizando jogos de improviso e possíveis escritas autobiográficas ou de autoficção para o desenvolvimento das práticas.

Cenas serão construídas e apresentadas durante as atividades e exibidas para públicos eventualmente convidados para comparecer à EBA.

Esta é a quarta edição do Teatre, que tem a coordenação do professor Ricardo Figueiredo, do Departamento de Artes Cênicas. O projeto foi idealizado por Madu Machado e Dolly Trindade de Araújo, estudantes travestis da graduação em Teatro.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail teatreprocessoscriativos@gmail.com

Serviço:

Curso gratuito de teatro na Belas Artes UFMG