Inscrições abertas para disciplinas isoladas em pós-graduação da UFMG em Montes Claros

As vagas são para cursos de mestrado e doutorado oferecidos pelo Instituto de Ciências Agrárias; prazo vai até 14 de fevereiro

Os Programas de Pós-graduação em Alimentos e Saúde, Ciências Florestais, Produção Vegetal e Produção Animal, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, estão com inscrições abertas, até o dia 14 de fevereiro, para a seleção de candidatos às disciplinas isoladas. Para participar, basta ter concluído curso de graduação. Os editais estão disponíveis no site do ICA.

As inscrições deverão ser realizadas presencialmente na Secretaria da Pós-Graduação, localizada no anexo do Centro de Atividades Acadêmicas e Didáticas (CAAD), no campus da Universidade (Av. Universitária, 1.000, Bairro Universitário, Montes Claros). O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 14h às 16h. O candidato deverá apresentar a documentação exigida no edital pretendido e a seleção será realizada pelo professor que oferta a disciplina. Os resultados serão divulgados no dia 20 de fevereiro.

Mestrado em Alimentos e Saúde

O mestrado em Alimentos e Saúde tem foco no aprimoramento e desenvolvimento de tecnologias e conhecimentos para a produção de alimentos, melhoramento alimentar e avaliação das relações entre alimentos e saúde de seres humanos ou animais.

São ofertadas 25 vagas ao todo, para cinco disciplinas isoladas. Entre os temas das disciplinas estão a produção de compostos bioativos, alimentos funcionais e os efeitos sobre a saúde, a interdisciplinaridade nos campos de Alimentos e Saúde, bem como bioestatística. O quadro com as disciplinas e demais informações pode ser consultado no edital.

Mestrado em Ciências Florestais

Já o mestrado em Ciências Florestais propõe uma formação crítica do modelo predominante de atividade florestal e na proposição de estratégias de ação frente aos desafios de uma economia produtiva sustentável nas áreas abrangidas pelo semiárido.

São ofertadas 20 vagas ao todo, para quatro disciplinas isoladas. Cada candidato pode se inscrever em até três disciplinas. Alguns dos temas abordados pelas disciplinas são propagação de espécies florestais, silvicultura de florestas e outros. Mais informações estão disponíveis no edital.

Mestrado em Produção Animal

O mestrado em Produção Animal visa preparar profissionais no campo da produção, processamento e controle da qualidade de produtos animais, considerando as particularidades regionais do semiárido brasileiro.

Ao todo, são ofertadas 102 vagas para dez diferentes disciplinas. Entre os assuntos abordados estão ecologia microbiana relacionada à produção animal, bioquímica animal, produção de bovinos de leite, estatística experimental, entre outros. A carga horária e mais informações podem ser consultados no edital.

Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal

O Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal oferece cursos de mestrado e doutorado, que visam desenvolver pesquisas, tecnologias e inovações voltadas ao cultivo de vegetais e tecnologias de recursos ambientais, entre outros temas.

No edital de disciplinas isoladas, são ofertadas 75 vagas ao todo, em 14 disciplinas. Entre os temas das disciplinas estão fertilidade do solo, análise de sementes, manejo de plantas daninhas, inglês acadêmico e outros. O quadro com as disciplinas e demais informações pode ser consultado no edital.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG