Inscrições abertas para o 10º Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais

Evento virtual com participação da UFMG contará com a apresentação de trabalhos acadêmicos e não acadêmicos sobre a influência italiana em Minas

Estão abertas, até 15 de agosto, as inscrições para o 10º Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais. O evento vai ocorrer na modalidade virtual, de 6 a 10 de outubro, e terá o tema A Influência italiana no desenvolvimento, cultura e esportes em Minas Gerais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no e-mail seminarioimigracaoitalianamg@gmail.com.

De caráter interdisciplinar e multidisciplinar, o evento contará com apresentação de trabalhos acadêmicos e não acadêmicos elaborados a partir de pesquisas concluídas ou em andamento relacionadas à presença italiana em Minas Gerais, abrangendo os impactos dessa ocupação em seus aspectos temporais, socioculturais, políticos, demográficos, socioeconômicos.

De acordo com o edital de submissão, os trabalhos deverão contar com três linhas temáticas: O desenvolvimento econômico e social na diversidade regional mineira; A formação cultural e identitária em suas manifestações tanto materiais quanto imateriais; A difusão, organização e popularização dos esportes em Minas Gerais.

O evento

O seminário acontece desde 2005. O encontro tem como objetivo valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural relacionado à influência italiana no estado, bem como promover intercâmbios culturais, turísticos e comerciais a fim de fortalecer os laços entre Minas Gerais e Itália.

10ª edição é organizada pelo professor do Departamento de Sociologia da UFMG Dimitri Fazito, a Associação Ponte entre Culturas, o Consiglio Generale degli Italiani all’Estero (CGIE) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o apoio de diversas instituições e entidades brasileiras e italianas.

Para mais informações sobre inscrição e programação, acesse o site oficial e acompanhe as redes sociais do evento (InstagramFacebookTwitter e YouTube).

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG