Inscrições abertas para Pós-Graduação da UFMG em Fisiologia e Farmacologia

Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia da UFMG. A seleção ocorrerá enquanto houver saldo de vagas, em regime de fluxo contínuo, em datas específicas a serem divulgadas. As inscrições serão recebidas exclusivamente pela Internet, através da página do Programa. Confira o edital.

Mais informações: pgfisfar@icb.ufmg.br

Vagas e processo seletivo

Serão oferecidas 28 vagas para o mestrado para ingresso no ano de 2022, das quais seis são reservadas aos candidatos autodeclarados negros. Para o doutorado também serão oferecidas 28 vagas com reserva de seis. A autodeclaração étnico-racial e a opção pela reserva de vagas deverão ser feitas no ato da inscrição.

A seleção para o mestrado será realizada de acordo com o cronograma disponibilizado com antecedência mínima de 15 dias do processo seletivo na página web do programa e consistirá de duas etapas: prova escrita de conhecimento na área de concentração realizada de forma on-line, de caráter eliminatório e classificatório; análise do curriculum vitae, histórico escolar do candidato e arguição sobre a área de conhecimento, de caráter eliminatório e classificatório.

A seleção para o doutorado será realizada de acordo com o cronograma disponibilizado com antecedência mínima de 15 dias do processo seletivo na página web do programa e consistirá de duas etapas: análise dos documentos comprobatórios apresentados no curriculum vitae e histórico escolar; apresentação de um seminário sobre o projeto de pesquisa seguida de arguição oral, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Diante da determinação de isolamento social durante a pandemia de covid-19, o processo seletivo ocorrerá de forma on-line.

O resultado final dos candidatos que participaram de todas as etapas será obtido pela média aritmética simples (mestrado) e ponderada (doutorado) das notas das avaliações da primeira e da segunda etapas, sendo exigida média igual ou superior a 60% para aprovação.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG