Inscrições abertas para Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFMG

Subcoordenador do Programa tira dúvidas sobre processo nos dias 16 de dezembro e 9 de janeiro, no Galpão da Mecânica, campus Pampulha

Estão abertas, até 23 de janeiro, as inscrições para seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGMEC) da UFMG. As inscrições serão recebidas exclusivamente pela Internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição disponível no site do PPGMEC. O formulário deverá ser preenchido e enviado via sistema e os demais documentos listados no Edital deverão ser digitalizados e inseridos na Plataforma disponível no site do Programa.

Serão realizadas duas sessões de esclarecimentos com o subcoordenador do Programa, Matheus Porto, no Galpão da Mecânica (sala 2910 do prédio da Escola de Engenharia, campus Pampulha UFMG). Nos dias 16 de dezembro, das 16h às 17h, e 9 de janeiro de 2023, das 13h às 14h, o professor irá tirar dúvidas sobre o curso, áreas de conhecimento e o processo seletivo.

Mais informações: cpgmec@demec.ufmg.br

Vagas e processo seletivo

Serão oferecidas 70 vagas para o mestrado para ingresso no primeiro semestre letivo de 2023. 18 vagas são reservadas aos candidatos autodeclarados negros. Para o doutorado, serão oferecidas 15 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2023 e outras 15 para o segundo semestre. Quatro vagas de cada semestre são destinadas aos candidatos autodeclarados negros.

A seleção para o mestrado será realizada por meio de etapa única, composta por uma prova presencial de conhecimentos sobre fundamentos básicos da Engenharia Mecânica, a ser realizada no dia 1º de fevereiro de 2023, no período compreendido das 14h às 16h. Etapa eliminatória e classificatória.

A seleção para o doutorado será realizada por meio de três etapas: prova presencial de conhecimentos (etapa eliminatória e classificatória); análise de currículo (etapa privada, eliminatória e classificatória); avaliação de projeto de pesquisa (etapa privada e eliminatória). Os interessados em entrar no primeiro semestre farão a prova de conhecimentos no dia 1º de fevereiro, das 14h às 16h.

O resultado final, tanto da seleção ao mestrado quanto ao doutorado, será publicado no site, após homologação pelo Colegiado do Programa, no dia 6 de fevereiro.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG