Inscrições abertas para Programa de Pós-graduação em Geologia da UFMG

O Programa de Pós-graduação em Geologia (PPGEOL) do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG está com inscrições abertas, até 31 de dezembro, para a seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado, com entrada no primeiro semestre de 2023. As inscrições são feitas exclusivamente via Internet, através de formulário on-line, e todas as etapas dos processos seletivos, regidos por editais regular e suplementar, também serão realizadas remotamente.

O Edital Regular prevê dez vagas para mestrado e seis para doutorado. Em cumprimento à Resolução nº 02/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, duas vagas de cada processo estão reservadas para candidatos autodeclarados negros.

O Edital Suplementar, em conformidade com a Resolução nº 02/2017 do Cepe, é direcionado a candidatos indígenas e pessoas com deficiência (PcD). São ofertadas duas vagas para o mestrado e duas para o doutorado, sendo uma para indígenas e uma para PcD em ambos os cursos.

Os cronogramas, formulário eletrônico de inscrição e os editais com todas as informações sobre as etapas e documentação para inscrição estão disponíveis no endereço no site do Programa. Pela página oficial no Instagram, os interessados também têm acesso às informações sobre a seleção 2023/1º.

No primeiro semestre de 2023, o PPGEOL-UFMG terá bolsas de estudos, concedidas seguindo edital específico de seleção de bolsistas, que será divulgado após término do processo seletivo para entrada nos cursos oferecidos pelo Programa.

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail institucional posgeol@igc.ufmg.br.

Pós-graduação em Geologia do IGC-UFMG

Sediado no Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, o Programa de Pós-graduação em Geologia está estruturado nas áreas de concentração Geologia Regional e Geologia Econômica e Aplicada. Entre os principais temas de estudo estão: Metalogenia, Geotectônica, Hidrogeologia, Geologia Ambiental, Evolução Crustral, Risco Geológico, Petrocronologia, Geologia Estrutural, Paleontologia, Estratigrafia, Geofísica, Geoquímica Ambiental.

Nota cinco na última avaliação da Capes, o PPGEOL-UFMG iniciou suas atividades em 1988, com a oferta do curso de mestrado. Em 2001, passou a oferecer também o curso de doutorado em Geologia. Desde sua criação, o Programa já titulou 306 discentes, sendo 242 mestres e 64 doutores. Além dos cursos de mestrado e doutorado, o Programa também oferta pós-doutorado em Geologia.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG