Inscrições abertas para Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG

O prazo para inscrições vai até 6 de janeiro e há vagas para ingresso nos dois semestres letivos de 2022

Estão abertas, até 6 de janeiro de 2022, as inscrições para a seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Escola de Engenharia da UFMG (PPG-SMARH). Há vagas para ingresso nos dois semestres letivos de 2022. Os interessados em participar da seleção para ingresso no segundo semestre devem realizar sua inscrição conforme cronograma ainda a ser divulgado no site do Programa.

Dois editais (regular e suplementar) regem o processo seletivo. No regular, serão oferecidas 35 vagas para o mestrado no primeiro semestre letivo, distribuídas entre as Linhas de Pesquisa: Saneamento (oito vagas para ampla concorrência e duas vagas para candidatos negros), Meio Ambiente (nove vagas para ampla concorrência e três vagas para candidatos negros) e Hidráulica e Recursos Hídricos (10 vagas para ampla concorrência e três vagas para candidatos negros).

Para o doutorado, em ambos os semestres letivos serão oferecidas 12 vagas distribuídas entre as Linhas de Pesquisa: Saneamento (três vagas de ampla concorrência e uma para candidatos negros), Meio Ambiente (três vagas para ampla concorrência e uma para candidatos negros) e Hidráulica e Recursos Hídricos (três vagas para ampla concorrência e uma para candidatos negros). Confira aqui o edital regular.

Aberto a estudantes indígenas ou a pessoas com deficiência, o edital suplementar disponibiliza duas vagas para o mestrado (uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência) e duas vagas para o doutorado, em ambos os semestres letivos (uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência). Confira aqui o edital suplementar.

Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário eletrônico diretamente na página do processo seletivo e submeter os documentos requisitados.

A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas, totalizando 100 pontos. Para aprovação, o candidato ao mestrado deve obter, no mínimo, 27 pontos na primeira etapa e 48 pontos na soma das notas da primeira e segunda etapas. Enquanto isso, o candidato ao doutorado deve obter, no mínimo, 27 pontos na primeira etapa e 60 pontos na soma das notas da primeira e segunda etapas.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG