Inscrições para curso na UFMG sobre as competências do bebê terminam na segunda-feira

O curso abordará o desenvolvimento cognitivo e musical, bem como os novos paradigmas acerca da compreensão de bebês

O Centro de Musicalização Integrado (CMI) da Escola de Música da UFMG promove o curso Competências do bebê, que será ministrado pela professora e psicanalista Érika Parlato-Oliveira, uma das maiores pesquisadoras sobre o assunto na atualidade. A capacitação será realizada no dia 30 de outubro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Conservatório da UFMG (Av. Afonso Pena 1534, Centro Belo Horizonte). As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de outubro pela página da Extensão Universitária. As vagas são limitadas.

Com o objetivo de proporcionar aos participantes conhecimentos sobre as competências dos bebês, fundamentados em pesquisas recentes sobre o assunto, com a apresentação de novos paradigmas acerca da compreensão que se tem sobre o bebê na atualidade, o curso tem como público-alvo: educadores musicais, musicoterapeutas, psicólogos, psicanalistas, pediatras, neuropediatras, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, professores da educação infantil, pais, estudantes universitários e demais interessados.

Sobre o curso Competências do bebê
O bebê é um intérprete do mundo e ensina como faz suas interpretações. As escolhas do bebê não são arbitrárias, elas estão fundamentadas na análise interpretativa que ele faz dos sinais comunicativos que vão além das palavras, e que são expressos de forma multimodal pelo adulto. Quanto mais os adultos interlocutores, seja em casa, na escola ou na clínica, souberem sobre as competências do bebê, mais estarão aptos a dialogarem com ele.

No curso, serão abordados os seguintes assuntos: a relevância dos movimentos corporais e das vocalizações do bebê, o papel da intersubjetividade no primeiro ano de vida, as competências gerais e musicais do bebê, a maturação perceptivo-motora do bebê, bem como a voz e a vez do bebê na relação com o outro.

A palestrante
A professora Érika Parlato-Oliveira integra o Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG e o Programa de Pós-graduação Psicanálise e Medicina da Universidade Paris Diderot (Paris 7). Ela é coordenadora da Coleção Começos e tropeços na linguagem (Instituto Langage - SP).

Mais informações pelo telefone (31) 3409-6503 (CMI).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Curso Competências do bebê

8h às 12h e 13h30 às 17h30