Inscrições para mestrado e doutorado em Bioinformática da UFMG terminam dia 16 de janeiro
As inscrições para a seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado do Programa Interunidades de Pós-graduação em Bioinformática da UFMG estão abertas até o dia 16 de janeiro, para ingresso no primeiro semestre de 2023. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível na página do programa.
Conforme o edital regular, serão oferecidas 27 vagas para ingresso no doutorado e 27 para o mestrado, ambos em regime de fluxo contínuo em datas específicas a serem divulgadas previamente no site do programa. Em cumprimento à Política de Ações Afirmativas da UFMG, seis vagas em cada modalidade serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros. O edital suplementar oferta duas vagas para o mestrado, uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência, e duas vagas para o doutorado, também uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência.
O resultado do deferimento das inscrições será divulgado no dia 20 de janeiro. As etapas do processo seletivo contarão com prova de inglês, no dia 30 de janeiro; prova de conhecimentos nas áreas Biológica ou Ciência da Computação, dia 31 de janeiro, análise do currículo e arguição oral e análise do projeto de pesquisa, entre os dias 1º e 3 de fevereiro. O resultado final será divulgado no dia 6 de fevereiro. Já o cadastro prévio dos selecionados, exclusivamente pela internet, será dia 16 de fevereiro.
Todas as etapas serão realizadas remotamente pelo sistema de videoconferência. O candidato poderá solicitar dispensa da prova de inglês, desde que apresente, no ato da inscrição, cópia de comprovante de conhecimento de língua inglesa. O candidato egresso do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Bioinformática poderá solicitar dispensa da prova de conhecimento, sendo que a validade da nota da prova de conhecimentos será de 24 meses, improrrogáveis.
Mais informações pelo e-mail bioinfo@icb.ufmg.br ou pelo site www.pgbioinfo.icb.ufmg.br.
Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática - ICB/UFMG
A UFMG, tradicionalmente, apoia iniciativas inovadoras, incentivando áreas de vanguarda na pesquisa e promovendo a excelência em seus programas de pós-graduação. Como parte dessa política, os Departamentos de Bioquímica e Imunologia (DBI) e de Ciência da Computação (DCC), juntamente com cinco outros departamentos pertencentes aos Institutos de Ciências Biológicas, de Ciências Exatas e da Escola de Engenharia, criaram, em 2002, o Programa de Doutorado em Bioinformática. A primeira turma ingressou no início de 2003. O programa é sediado no ICB, que concentra o maior número de professores do curso.
A Bioinformática é uma área estratégica no desenvolvimento de projetos interdisciplinares envolvendo as Ciências Biológicas e da Computação e para a formação de profissionais que possam contribuir com a inclusão do país na fronteira moderna da pesquisa mundial. A Bioinformática contempla áreas tão distintas quanto a análise de sequências de DNA e proteínas, o estudo de estruturas tridimensionais de moléculas, a visualização e análise de imagens e sinais biológicos.