Inscrições para minicursos da SBPC na UFMG terminam segunda-feira

Aplicações da energia nuclear na saúde, a ciência por trás dos vulcões e geologia do petróleo são alguns dos mais de 50 minicursos que compõem programação da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 16 a 22 de julho no campus UFMG Pampulha. As inscrições podem ser feitas até dia 3 de julho e as instruções estão disponíveis on-line.

Para participar dos minicursos os interessados devem se inscrever antes para a Reunião. O preenchimento das vagas se dará de acordo com a ordem de matrícula, e as aulas serão ministradas por professores de instituições de todo o país.

Cada minicurso tem duração de oito horas. Para obter o certificado, é preciso alcançar, no mínimo, 75% de presença. As atividades ocorrerão simultaneamente, por isso só é possível matricular-se em uma delas.

Realizada desde 1948 com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e para debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. É o maior evento científico do hemisfério sul e terá como tema “Inovação – Diversidades – Transformação”. A expectativa é receber, no campus Pampulha, cerca de 10 mil pessoas por dia – do Brasil e do exterior – de diversas áreas do conhecimento. A reunião integra as comemorações dos 90 anos da UFMG, que serão completados em 7 de  setembro deste ano.

O evento terá mais de 240 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de CT&I. Das atividades confirmadas nas programações científicas, da SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena e SBPC Cultura, serão 70 conferências, 91 mesas-redondas, 55 minicursos, 13 sessões especiais, 4 assembleias, 3 reuniões de trabalho e 5 encontros.

INT

Resultados de modelagem tridimensional que incluem desde protótipos de desenho industrial, como cadeira de rodas e embalagens para frutas, até a impressão de um braço mecânico poderão ser vistos pelo público de 17 a 22 de julho no estande do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), durante a 24ª Exposição de Tecnologia e Ciência (ExpoT&C).

A mostra, que integra a programação da SBPC, vai funcionar em estrutura de 115 por 40 metros instalada no gramado da Reitoria, no campus Pampulha. A exposição do INT ficará no estande do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Em 23 estandes, o público vai conhecer pesquisas, inovações, produtos tecnológicos, livros didáticos e informações sobre o trabalho desenvolvido em institutos de pesquisa, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em divulgar e difundir novas tecnologias, produtos e serviços.

Nesta 24ª edição, estão confirmadas as presenças da Capes, da Marinha, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do ProQuest, do DAAD, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), da Ofício das Letras, da República do Saber, da Confap, da Fapemig, da Fapesp e da Fapeal – fundação de Alagoas, estado que receberá a próxima edição da SBPC –, entre outros expositores.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG