Inscrições para o Dia do DNA da UFMG continuam abertas

Evento foi postergado visando à prevenção da disseminação do novo coronavírus

O Dia do DNA, que seria realizado na UFMG no dia 24 de abril, está suspenso visando à prevenção da disseminação do novo coronavírus. Contudo, as inscrições para participação nos concursos de representações artísticas e ensaios literários em homenagem ao DNA estão mantidas. Em momento oportuno será divulgada uma nova data para a celebração, bem como para o anúncio e premiação dos vencedores. Todos os trabalhos enviados para os concursos serão expostos no evento.

O concurso de ensaios é restrito a alunos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, mas o de representações artísticas, como nas outras edições, está aberto para a participação de todos os interessados. Para a inscrição no segundo, os trabalhos devem ser originais e podem se valer de diferentes materiais e formas artísticas: digital, urbana, artesanato, desenho, design, dobradura, escultura, fotografia, mosaico, música, pintura e poesia. As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário específico. O regulamento está disponível neste site. Os dois concursos oferecem três prêmios nos valores de R$500, R$300 e R$200.

Evento

O Dia do DNA foi pensado com o objetivo de oferecer a estudantes, professores e ao público em geral a oportunidade de aprender e celebrar os mais recentes avanços na pesquisa genômica. Em 25 de abril de 1953, a dupla Francis Harry Compton Crick e James Dewey Watson publicou um artigo em que anunciava a descoberta da dupla hélice do DNA. Em 2003, exatamente na mesma data, a ciência comemorava a conclusão do Projeto Genoma Humano. Agora, por iniciativa do National Human Genome Research Institute, a data é comemorada no dia 25 de abril. Na UFMG, o ICB e a Fundação Danilo Pena (Fundape) se uniram novamente, pelo terceiro ano consecutivo, para comemorar o Dia do DNA.

Outras informações: diadna2020@gmail.com

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG