Inscrições para o Sisu UFMG terminam nesta sexta-feira

Até o dia 9 de abril, candidatos que fizeram o Enem podem se inscrever para concorrer a vagas na UFMG. Os resultados serão divulgados pelo MEC

Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano e pretendem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a uma vaga na UFMG têm o prazo até esta sexta-feira, dia 9 de abril. A UFMG oferece 6.309 vagas em 79 cursos de graduação e o candidato, ao fazer sua inscrição, exclusivamente on-line, deve estar atento ao edital que regulamenta o processo na Universidade. As aulas terão início no dia 17 de maio para estudantes classificados para o primeiro período de 2021 e no dia 13 de outubro para classificados para o segundo período de 2021.
Todo o processo de seleção de candidatos é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), com base nas notas alcançadas pelos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A previsão é de que os resultados sejam divulgados pelo MEC no dia 13 de abril. Na sequência, as universidades começam a chamar os selecionados para registro e matrícula. Na UFMG, essa etapa deve ocorrer entre o final de abril e o início de maio.
 
Orientações
Para participar do Sisu, é necessário ter concluído ou estar cursando o 3º ano do ensino médio e ter feito o Enem 2020, realizado em 2021 em função da pandemia. As vagas são divididas em dois grandes grupos: estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras e estudantes que não cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.
No momento da inscrição, o candidato deve optar por uma entre as nove modalidades em que pode concorrer, conforme os seguintes critérios: candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas; candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita; candidatos com deficiência; candidatos de ampla concorrência (demais candidatos não especificados nas outras modalidades).
A classificação e a seleção são feitas exclusivamente na modalidade de vaga para a qual o candidato se inscreveu. Não é possível mudar a modalidade depois de realizada a inscrição. 

Comprovação da modalidade de vaga
Uma vez concluída a seleção pelo Sisu, a UFMG vai avaliar se o candidato está  apto a ocupar a vaga na modalidade para a qual ele se inscreveu. No caso de condições específicas, o candidato precisa apresentar a documentação exigida no edital e passar pela avaliação da banca, de acordo com a modalidade escolhida.
Os procedimentos são os seguintes:
- Candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos): banca de heteroidentificação em formato presencial, cujo cronograma ainda será definido;
- Candidatos autodeclarados indígenas: reconhecimento como membro de comunidade ou etnia indígena por meio de carta assinada pelas lideranças do povo ou comunidade indígena da qual faça parte;
- Candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita: entrega de documentação para análise;
- Candidatos com deficiência: banca de verificação e validação da deficiência, também realizada presencialmente.

Registro acadêmico
O registro acadêmico é o processo que oficializa a entrada do estudante na UFMG e exige documentos obrigatórios para todos os candidatos, cuja lista completa está disponível no site. Há ainda documentos específicos para algumas das modalidades escolhidas pelo candidato no Sisu, também informados no site. 
Ao se registrar no Sisu, o candidado precisa optar por apenas uma universidade pública, pois a lei proíbe a matrícula simultânea em cursos de graduação de universidades públicas diferentes. Com isso, no momento do registro, o candidato não pode estar vinculado a uma outra universidade. 
Caso não efetue o registro no período estipulado, não anexe a documentação obrigatória, não efetue sua matrícula, não compareça na data prevista ou não comprove os requisitos para a modalidade de vaga escolhida, o candidato pode perder automaticamente a vaga.
Após apresentar a documentação obrigatória, o aluno receberá seu registro na Universidade e terá efetivada a sua matrícula nas disciplinas do primeiro período. As instruções e datas serão divulgadas em ufmg.br/sisu/. 

Comprovação de renda
Caso essa seja a modalidade escolhida pelo candidato ao se matricular, é obrigatório comprovar que a renda de cada membro do grupo familiar foi inferior ou igual a 1,5 salário mínimo, por, pelo menos, três meses antes da inscrição na UFMG. O candidato deve enviar comprovantes de renda de todos os membros do seu grupo familiar e entram no cálculo rendimentos de qualquer natureza.
A análise socioeconômica dos candidatos é feita por assistentes sociais da UFMG e da  Fundação Mendes Pimentel (Fump). O anexo 2 do edital do Sisu traz o detalhamento de todas as informações referentes à comprovação de renda.  Em caso de dúvidas sobre a análise socioeconômica deve-se enviar um e-mail para reservadevaga@drca.ufmg.br.

Documentos para candidatos com deficiência 
Além dos documentos obrigatórios gerais, o candidato com deficiência deve apresentar relatório médico com indicação do tipo de deficiência e as limitações impostas por ela. O candidato também deverá comparecer pessoalmente à banca de verificação e validação da deficiência, que pode solicitar novos exames ou a realização de uma perícia médica.

Banca de heteroidentificação
Os candidatos que se autodeclararem negros (pretos ou pardos) serão chamados para comparecer presencialmente à banca de heteroidentificação. A banca observa as características fenotípicas, ou seja, as características físicas do candidato, para confirmar o pertencimento étnico-racial declarado. Não serão consideradas as características físicas dos ascendentes do candidato como pais, avós e outros.
Caso o candidato não possa comparecer à banca por causa da pandemia, deve fazer seu registro normalmente e informar a impossibilidade de comparecimento. Assim, será chamado no próximo período letivo ofertado no seu curso.

Lista de espera e antecipação de entrada
O candidato pode manifestar interesse no site do Sisu em participar da lista de espera da Universidade. O período para esse procedimento é estipulado a cada edição do Sisu. Posteriormente, o candidato também informa seu interesse no site Sisu UFMG.
O aluno aprovado para o segundo período letivo pode ser convocado a antecipar sua entrada para o primeiro período letivo, se houver vagas. Se isso ocorrer, ele deve, obrigatoriamente, fazer o registro acadêmico para o primeiro período letivo. Quem não fizer isso, perde o direito à vaga.
Para saber se a entrada foi antecipada, o aluno deve sempre acompanhar as informações publicadas na página Sisu UFMG. 

Conheça, de forma virtual, a UFMG
O jogo de tabuleiro on-line Eu na UFMG leva o candidato a conhecer a diversidade da Universidade e a vivenciar uma experiência nos campi da UFMG. O usuário tem a oportunidade de conhecer as particularidades da Universidade, suas unidades acadêmicas, benefícios oferecidos aos alunos e funcionamento dos cursos, entre outras informações ao longo da imersão no jogo. Além disso, o formato do jogo e os caminhos que podem ser percorridos pelos jogadores estão relacionados ao objetivo da UFMG de propiciar a seus estudantes, além de preparação profissional, uma formação abrangente, humana e cidadã.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço