Instituto de Ciências Agrárias da UFMG cria minifazenda na maior exposição agropecuária do Norte de Minas

O espaço simula uma propriedade rural, com jogos, atividades de educação ambiental e ações de produção científica. Visitas podem ser agendadas

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG oferece para os visitantes da 45ª edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes) um espaço onde eles podem interagir com animais, participar de jogos educativos e conhecer resultados de pesquisas e ações de extensão realizados na Universidade. O evento vai até o dia 7 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.

O ambiente montado pelo ICA na exposição é a Minifazenda Dr. Zoo, em que os visitantes são recebidos por professores, técnicos e estudantes. O cenário simula uma propriedade rural, com animais e até um engenho de açúcar, demonstrando seu funcionamento durante o evento. As pessoas podem interagir com animais como pônei, minivaca, minicabra e peixes ornamentais.

De acordo com o professor do ICA e coordenador da minifazenda, Délcio Rocha, trata-se de uma oportunidade para a população de Montes Claros e região conhecer o que é desenvolvido na Universidade. “A premissa do projeto é trazer conhecimento prático, técnico e científico para todos. Além de proporcionar essa troca de saberes entre alunos, professores e visitantes. É uma maneira de a sociedade ter acesso ao que a Universidade faz”, relatou.

Minifazenda Dr. Zoo

A minifazenda promove jogos e atividades de educação ambiental destinadas a crianças e jovens. Entre os projetos de pesquisa apresentados durante o evento, destacam-se trabalhos sobre a utilização de insetos na alimentação animal e humana, conservação da agrobiodiversidade por meio das sementes crioulas e aproveitamento de frutos nativos na produção de pastas e chips.

A visitação é gratuita para os grupos que fizerem agendamento. Escolas públicas e grupos devem se inscrever pelo WhatsApp, no número (38) 99155-4426. A entrada para a visitação deve ser até às 16h, a visita tem tempo de duração estimado em 45 minutos e acontece das 8h às 20h, também está aberta para os demais visitantes da feira.

O ICA ainda participa do Torneio Leiteiro Expomontes, que visa estimular o potencial da produção leiteira da região. A Expomontes é organizada pela Sociedade Rural de Montes Claros.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG

www.ica.ufmg.br

Instituto de Ciências Agrárias da UFMG cria minifazenda na Expomontes