Instituto de Ciências Agrárias da UFMG inicia programa de Mestrado em Alimentos e Saúde

As inscrições para o edital de seleção da primeira turma vão até 5 de julho

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus regional da UFMG em Montes Claros, passa a ofertar pelo primeiro ano o curso de Pós-graduação stricto sensu: Mestrado em Alimentos e Saúde.  A proposta teve a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e lançou neste mês edital de seleção para a primeira turma. As inscrições vão até o dia 5 de julho.

São oferecidas 14 vagas para o ingresso no segundo semestre de 2019, em edital regular, distribuídas entre as três linhas de pesquisa do programa: Processos e Controles em Ciência de Alimentos aplicados à Saúde; Efeitos dos Alimentos e suas tecnologias na Fisiopatologia e Nutrição; e Alimentos, Microbiologia e Modulação Biomolecular. Três vagas são reservadas para candidatos autodeclarados negros. Também são ofertadas duas vagas, uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência, em edital suplementar.

Podem se inscrever no edital graduados em áreas afins ao curso. Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever na secretaria da Pós-graduação (Anexo do Centro de Atividades Administrativas e Didáticas – CAAD, Av. Universitária, 1.000 - Bairro Universitário - CEP: 39 404-547, Montes Claros - MG), com a entrega de toda documentação exigida no edital em envelope único lacrado até 5 de julho. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h. Também serão aceitas inscrições pelo Sedex, desde que postadas até o dia 27 de junho.

O processo de seleção é constituído de três etapas: avaliação escrita de conhecimentos específicos na área de Alimentos e Saúde; avaliação de projeto de pesquisa; e avaliação do Curriculum vitae.

O cronograma do processo seletivo e outras informações sobre a inscrição podem ser obtidas nos editais disponíveis na página do Mestrado em Alimentos e Saúde.

Sobre o Mestrado
De acordo com a ementa, o curso visa à inovação e ao aprimoramento das tecnologias associadas à produção de alimentos, seleção e obtenção de novos ingredientes e elevação contínua dos índices de eficiência dos sistemas de melhoramento alimentar, bem como avaliar os efeitos desses alimentos sobre a saúde de seres humanos e/ou animais, avaliando e melhorando o funcionamento do organismo e aumentando o bem-estar de indivíduos.

O professor do ICA Sérgio Santos, um dos coordenadores do programa, explica que o curso é interdisciplinar e propõe atender à demanda de ampliar a qualificação dos profissionais na região em que o campus se insere. “A região de Montes Claros possui grande número de empresas e indústrias voltadas para a produção de alimentos a exemplos de laticínios, produtos de agricultura e frutos regionais característicos. Percebe-se, não só no Norte de Minas, mas também em todo o Brasil, uma carência de profissionais habilitados em permear e melhorar produtos e serviços com interface entre alimentos e seus efeitos na saúde. Nesse ponto, o curso proposto será inédito no país”, disse.

Sérgio Santos enfatiza que a proposta contribui para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, com a perspectiva de projetos produtivos e socialmente justos. “Acreditamos que a criação do Mestrado possibilitará a formação de recursos humanos altamente qualificados, através desenvolvimento de pesquisas e tecnologias inovadoras, que permitirão o crescimento e desenvolvimento regional resolvendo problemas e integrando indústria, alimentos, saúde e sociedade”, completou.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG