Interfaces, periódico da UFMG, evidencia o papel da extensão na efetivação dos Direitos Humanos

Publicação destaca a atuação da extensão à luz dos 75 anos da DUDH e da pandemia de covid-19

Grande parte das atividades de extensão universitária buscam combater violações cotidianas dos direitos previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Essa atuação está evidenciada na nova edição da Interfaces – Revista de Extensão da UFMG.

Em seu novo número, a revista focaliza os 75 anos da DUDH e apresenta ações, projetos e programas em diferentes áreas desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras a fim de efetivar os Direitos Humanos. Além disso, são apresentadas experiências locais com foco nos grupos sociais mais vulneráveis e no contexto de pandemia de covid-19.

O editorial da publicação, assinado pelo editor-chefe Leandro Rodrigues Alves Diniz, lançou uma reflexão: “Em tempos em que se proliferam ad nauseam mitos sobre os direitos humanos, a celebração dessa efeméride (75 anos da DUDH) parece ter ainda mais significado, desde que acompanhada por reflexões críticas e ações concretas sobre onde estamos e aonde desejamos chegar”.

Perna mais curta

A edição é aberta pelo artigo A perna mais curta do “tripé”: sobre os desafios e dificuldades de realizar extensão acadêmica no Brasil, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O texto faz uma reflexão oportuna e analisa a subvalorização da extensão, os obstáculos enfrentados pela dimensão acadêmica e o processo em curso de integralização aos currículos dos cursos de graduação.

A revista também traz artigo sobre a execução e desdobramentos do projeto Acesso à Justiça pela via dos direitos em face da pandemia da covid-19: pílulas jurídicas, desenvolvido, em 2020 e 2021, por iniciativa do programa Ensino, Pesquisa e Extensão em Acesso à Justiça e Solução de Conflitos (Recaj), da UFMG.

Já pesquisadoras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) discutiram as relações entre saúde mental e gênero no Brasil, apresentando as mulheres como as mais impactadas tanto pela história quanto pela utilização dos equipamentos de saúde.  Em seguida, foram apresentadas oficinas extensionistas que auxiliaram na abordagem de temas e conceitos complexos por parte de um grupo de mulheres pacientes de Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Protagonismo discente

A nova edição também apresenta artigo de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em que eles apresentam o Seminário Discente em Ciências das Águas (SDCA), que é realizado, anualmente, no Dia Mundial da Água, para promover a popularização das ciências das águas. Outra experiência do sul do país abordada é o programa Segurança do paciente: construindo caminhos para a cultura de segurança, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), desenvolvido em hospital de grande porte. Os autores relataram as contribuições dessa ação para o crescimento acadêmico e profissional dos participantes.

Ainda na área da educação em saúde, projeto de extensão da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) relatou uma ação de sucesso realizada na praça municipal de Divinópolis (MG), em que o objetivo foi rastrear diabetes mellitus e hipertensão arterial entre a população.

Submissões

Professores, estudantes e servidores técnico-administrativos do Brasil e do exterior envolvidos em pesquisas, projetos e atividades extensionistas podem submeter textos para publicação nas próximas edições da revista, que tem periodicidade semestral, sendo disponibilizada, gratuitamente, de forma on-line. As instruções e normas de submissão estão disponíveis neste link.

Vinculada à Pró-reitoria de Extensão da UFMG, a Interfaces reúne análises e reflexões sobre os fundamentos, os conceitos, as experiências extensionistas e suas repercussões nos contextos nacional e internacional, a fim de fortalecer o diálogo da universidade com a sociedade e os processos de formação acadêmica e cidadã.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG