Ipead UFMG: 13º salário de belo-horizontinos será destinado a pagar contas atrasadas e quitar dívidas

Pesquisa especial sobre o destino do 13º salário mostrou que pagar contas atrasadas, quitar dívidas e poupar para outros fins continuam sendo as opções mais citadas pelos consumidores de Belo Horizonte nos últimos cinco anos. Os dados são do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG), que também avaliou dados sobre a confiança do consumidor e as expectativas econômicas e financeiras no mês de outubro. Os estudos completos podem ser encontrados no site do Ipead.

A maior parte dos entrevistados (52,38%) para o estudo sobre o 13º salário afirmou que não terá direito ao recebimento de gratificação de fim de ano em 2021. Mas, dentre os que recebem o 13º salário, observou-se o interesse principal em utilizar o recurso para pagar contas atrasadas e quitar dívidas, com 35% das intenções. O item foi seguido por 23% obtidos na resposta poupar para outros fins. Destaca-se ainda o item viajar, que subiu do oitavo lugar em 2020 para o quarto em 2021, o que indica uma reversão no comportamento dos consumidores em relação à pandemia da covid-19.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH), caiu 1,32% no mês de outubro, segunda queda consecutiva. Ele atingiu 34,84 pontos, retornando a nível similar registrado em maio de 2021. Também em baixa, o Índice de Expectativa Econômica (IEE) apresentou queda de 9,79% em comparação com o valor do mês anterior, influenciado pela piora na percepção dos consumidores sobre todos os itens, principalmente, sobre a situação econômica do país e o emprego. Em contrapartida, o Índice de Expectativa Financeira (IEF), apresentou alta em comparação com o mês de setembro, 3,29%, sendo o item pretensão de compra o que apresentou a maior elevação.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis (IPEAD)