Ipead/UFMG: alta na energia elétrica contribui para aumento no custo de vida em Belo Horizonte em setembro

O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e pelo Índice de Preços ao Consumidor Restrito (IPCR), avançou 1,31% no mês de setembro. A energia elétrica foi o fator que mais contribuiu para esse aumento, registrando alta de 6,61% no mês. Os dados são resultado dos estudos realizados pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG). As pesquisas completas podem ser encontradas aqui.

Dentre os 11 itens agregados que compõem o IPCA, os maiores destaques, em termos de variação, foram as altas de 5,57% para Alimentos in natura, 2,52% para Alimentação em restaurante, 2,02% para Despesas Pessoais, 1,54% para Alimentos elaboração primária, 1,51% para Encargos e manutenção, 1,38% para Alimentos industrializados e 1,23% para Produtos administrados. No sentido oposto, os maiores destaques foram as quedas de 3,37% para Bebidas em bares e restaurantes e de 2,00% para Vestuário e complementos.

O custo da cesta básica apresentou variação acumulada igual a 19,90% nos últimos 12 meses e nova alta em setembro (2,42%). O valor da cesta foi de R$ 588,42 (maior valor de toda a série histórica), equivalente a 53,49% do salário mínimo. Os principais responsáveis por essa alta foram o tomate (11,98%), o chã de dentro (1,10%) e a batata inglesa (9,42%).

A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 9,34%. A taxa Selic subiu para 6,25% ao ano desde a última reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM), realizada entre os dias 21 e 22 de setembro de 2021.
A maioria das taxas de juros praticadas para pessoa jurídica apresentou queda no mês de setembro. Entre as taxas de captação, todas apresentaram alta em relação ao mês anterior, com exceção do Certificado de Depósito Bancário (CDB).

Sobre o Ipead/UFMG

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis (IPEAD)