Ipead UFMG: aumento no valor da gasolina amplia período de alta no custo de vida em BH

O custo de vida em Belo Horizonte aumentou 0,44% no mês de agosto, novamente impulsionado pelo preço da gasolina. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços realizada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG). Os estudos do mês mostraram uma alta generalizada nos valores da capital mineira, seja nos itens de consumo ou nas taxas de juros, Selic e de captação. Seguem abaixo os destaques do mês. Os estudos completos podem ser encontrados no site do Ipead.

A gasolina foi o item de maior contribuição para o balanço final de agosto, com alta de 2,06%. Medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e pelo Índice de Preços ao Consumidor Restrito (IPCR), o aumento no custo de vida também foi motivado pelas altas de 4,83% para Alimentos in natura, de 2,61% para Alimentos industrializados, de 2,14% para Vestuário e complementos, de 1,47% para Alimentos elaboração primária e de 1,06% para Alimentação em restaurante. Em agosto não houve itens com quedas significativas.

O custo da cesta básica também apresentou novo crescimento, de 1,10%, custando R$ 574,53 no mês. Os principais responsáveis foram a banana caturra (16,37%), a batata inglesa (15,57%) e o chã de dentro (1,26%). A cesta básica continua apresentando uma alta variação acumulada igual a 19,98% nos últimos 12 meses.

A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 8,62%. Já a taxa Selic subiu para 5,25% ao ano desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM). Todas as taxas de juros praticadas para pessoa jurídica apresentaram alta ou estabilidade, bem como praticamente todas as taxas de captação apresentaram alta.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis (IPEAD)