Ipead/UFMG: belo-horizontinos buscam formas de economizar na compra de material escolar de 2023

Pesquisas de janeiro também apontam aumento no custo de vida e queda na confiança do consumidor

Os resultados da pesquisa Dispêndio com Material Escolar de 2023 apontam maior preocupação do belo-horizontino com os altos valores a serem gastos com os filhos neste início de ano, em comparação com 2022. Apenas 33,81% dos entrevistados informaram que terão gastos com material escolar. E dentre esses, observou-se que a maioria (84,51%) pretende adotar alguma estratégia para economizar na hora da compra, sendo os métodos mais citados “Pesquisar preços em diferentes estabelecimentos” (61,97%) e “Reutilizar material escolar do ano anterior (mochila, estojo, lapiseira, canetinhas, apontador, etc)” (50,70%). Confira os resultados no site do Ipead.

A pesquisa também demonstrou que os consumidores estão mais propensos a realizarem compras pela internet, aumentando de 21,88% em 2022 para 39,44% em 2023. Além disso, a maioria dos entrevistados informou que efetuará o pagamento das compras de material escolar parcelado com cartão de crédito (50,70%).

Desenvolvida pela Fundação Ipead/UFMG em 2016, a pesquisa sobre o dispêndio com a lista de material escolar é aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH), seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar.
O conhecimento sobre as principais estratégias que os consumidores irão adotar para reduzir o custo com a compra da lista de material escolar e a principal forma de pagamento a ser adotada, permite ao empresário do comércio varejista mineiro desse setor especial avaliar as opiniões e as expectativas dos consumidores em tempo real com o objetivo de planejar melhor o seu negócio em termos de estoques, contratações, investimentos, dentre outros.

Custo de vida em Belo Horizonte

O Índice de Confiança do Consumidor atingiu em janeiro teve uma queda de 7,13%. E o custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apresentou avanço de 2,04% no mês de janeiro. O produto de maior contribuição para o aumento foi o valor do empregado doméstico, com aumento de 7,43%.

Outros destaques, em termos de variação, foram as altas de 9,43% para alimentos in natura, 3,63% para despesas pessoais, 2,79% para transporte, comunicação, energia elétrica, combustíveis, água e IPTU, 1,52% para vestuário e complementos e 1,03% para encargos e manutenção. No sentido oposto, destacam-se as quedas de 1,94% para alimentos elaboração primária e 1,51% para artigos de residência.

A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 6,37% e o custo da cesta básica subiu 0,62%, custando R$ 715,92. A taxa Selic continua em 13,75% ao ano, desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) entre os dias 6 e 7 de dezembro de 2022. Já a maioria das taxas médias de juros praticadas para pessoa física no mês de janeiro apresentou alta em relação ao observado no mês anterior.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de MG