Ipead/UFMG: BH tem alta na intenção de compras escolares, que serão pagas de forma parcelada

Resultados apontam também propensão dos pais a realizarem compras em conjunto para negociar descontos

Os resultados da pesquisa Dispêndio com Material Escolar de 2022 apontam uma alta de 14,16% em comparação com o ano anterior, reflexo do anúncio da retomada das aulas presenciais após as restrições impostas pela pandemia de covid-19. No estudo, realizado com a população de Belo Horizonte pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG), 30,48% dos entrevistados informaram ter gastos com material escolar neste ano, uma queda de 37,08% em comparação com 2020. Todos os resultados estão disponíveis no site do Ipead.

O percentual de entrevistados que pretendem pagar à vista ou no cartão de débito automático alcançou o menor nível ao longo de toda a série histórica da pesquisa (sete anos). Já a intenção de pagar de forma parcelada, com cartão de crédito, alcançou o maior nível ao longo da série histórica.

Segundo a pesquisa, dentre os consumidores que anunciaram ter gastos com material escolar, 85,94% pretendem adotar alguma estratégia para economizar na hora da compra. As opções Reutilizar material escolar do ano anterior e Pesquisar preços em diferentes estabelecimentos continuam sendo as mais citadas pelos consumidores nos últimos sete anos. No ano de 2022, verificou-se ainda que os consumidores estão mais propensos a realizarem compras em conjunto com outros pais para negociar descontos, aumentando de 1,79% em 2021 para 12,50% em 2022.

Pesquisa

Desenvolvida pela Fundação Ipead/UFMG em 2016, a pesquisa sobre o dispêndio com a lista de material escolar é aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH), seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar.

O conhecimento sobre as principais estratégias que os consumidores irão adotar para reduzir o custo com a compra da lista de material escolar e a principal forma de pagamento a ser adotada, permite ao empresário do comércio varejista mineiro desse setor especial avaliar as opiniões e as expectativas dos consumidores em tempo real com o objetivo de planejar melhor o seu negócio em termos de estoques, contratações, investimentos, dentre outros.

Confiança do consumidor permanece estável

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) de janeiro apresentou leve alta em relação a dezembro de 2021 (0,20%), atingindo 34,95 pontos, mesmo nível que vem sendo apurado desde outubro de 2021.

O Índice de Expectativa Econômica (IEE) apresentou alta de 5,73% em comparação com o valor do mês anterior, influenciado pela melhora na percepção dos consumidores sobre todos os itens, principalmente, sobre a situação econômica do país. Em contrapartida, o Índice de Expectativa Financeira (IEF), apresentou queda em comparação com o mês de dezembro de 2021, 2,56%, sendo o item situação financeira da família em relação ao passado o que apresentou a maior queda.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis (IPEAD)