Ipead/UFMG: BH tem mercado aquecido para Dia das Crianças 2021

Após um 2020 de baixa nas expectativas do mercado para o Dia das Crianças, em função da pandemia de covid-19, os comerciantes de Belo Horizonte podem esperar uma alta de 29% na intenção de presentear neste ano. É o que constatou a pesquisa especial Pretensão de Compra Para o Dia das Crianças, desenvolvida anualmente pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG). Confira os dados completos aqui.

O mercado da capital mineira se mostrou particularmente aquecido para o próximo dia 12 de outubro. A porcentagem de entrevistados com intenção de presentear alguma criança é a maior dos últimos seis anos, chegando a 52,86%. O valor médio dos presentes, entretanto, caiu de R$ 60,73 para R$ 54,73.

O estudo é aplicado juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte, com objetivo de avaliar as expectativas de compra e garantir ao empresário do comércio varejista mineiro uma previsão das intenções em tempo real, para melhor planejamento dos negócios em termos de estoques, contratações e investimentos.

O ICC-BH de setembro caiu 5,14% e atingiu 35,31 pontos, o que significa um retorno a nível similar registrado em junho de 2021. Já o Índice de Expectativa Econômica (IEE) apresentou queda de 7,63% em comparação com o valor do mês anterior, influenciado pela piora na percepção dos consumidores sobre o emprego e situação econômica do país. O Índice de Expectativa Financeira (IEF) também apresentou queda em comparação com o mês de agosto, 3,74%.

As pesquisas completas podem ser encontradas no site do Ipead.

Sobre o Ipead/UFMG

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis (IPEAD)