Ipead/UFMG: carnes e derivados apresentam queda em todos os itens em 2023

Pesquisa avaliou as variações nos valores de 18 itens, do início de 2023 até a segunda quinzena de setembro

Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Fundação Ipead/UFMG), a partir da pesquisa de inflação em Belo Horizonte, revela que todos os 18 itens de carnes e derivados que compõem o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentam queda entre o início de 2023 e a segunda quinzena de setembro. As baixas no ano no preço médio dos itens variam de -2,20% (mortadela fatiada) até -19,40% (peito de frango). A lista completa dos itens pode ser vista na pesquisa completa, disponível no site do Ipead.

As quedas de preço observadas este ano estão relacionadas a uma maior oferta de carnes no mercado interno e redução de preços dos insumos para a criação dos animais. Quanto aos cortes de carnes bovinas, grupo que apresenta em média os preços mais elevados, pode-se observar que o corte com maior queda foi o contrafilé, que passou de R$ 46,66 para R$ 40,52 por quilo entre janeiro e setembro de 2023, redução de 13,66%. O filé mignon, corte com maior preço médio, caiu 4,40%, passando de R$ 61,43 para R$ 58,70 no mesmo período.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD