Ipead/UFMG: compras de Dia das Mães voltam a patamares de 2019, anteriores à pandemia

O comércio de Belo Horizonte em torno do Dia das Mães de 2023 será mais aquecido que o do ano anterior. É o que mostram os resultados de pesquisas realizadas em abril pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG). A pesquisa especial de Dia das Mães, realizada anualmente desde 2016, aponta um aumento no número dos consumidores que pretendem presentear, no preço médio dos presentes e na parcela que pretendem gastar. Os resultados completos podem ser acessados no site do Ipead.

Segundo a pesquisa, mais consumidores pretendem presentear no Dia das Mães: dos entrevistados, 61,90%, afirmam intenção de presentear, alta de 4,00% em relação a 2022. Também houve um aumento considerável das pessoas que pretendem gastar mais do que no ano anterior (de 11% para 33%).

O valor médio dos presentes a serem adquiridos é de R$98,08, superior ao valor de R$ 95,00 captado na pesquisa anterior, representando um crescimento de 3,24% e praticamente recuperando o valor médio observado em 2019 (R$99,82), anterior à pandemia. Além do valor médio dos presentes, a pesquisa mostra que 74% dos entrevistados pretendem comprar presentes de até R$150,00. A faixa de preço entre R$51,00 e R$100,00 foi a mais citada, representando 27,69% dos consumidores que pretendem presentear.

A pesquisa, realizada durante o mês de abril com os 210 consumidores que respondem ao ICC, permite ao comerciante varejista mineiro avaliar as expectativas dos consumidores em tempo real com o objetivo de planejar melhor estoques, contratações, investimentos, dentre outros. 

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Fundação IPEAD